As redes sociais surgiram como uma plataforma de interação a modificar os mais diversos cenários importantes dentro de uma sociedade, como nas relações de trabalho, sociais e comerciais, ao se associarem a diferentes campos importantes para um ciclo social.
Isso acaba por implicar no processo de expansão das próprias redes, já que tamanha a importância que elas conquistam, maior se torna a necessidade de um indivíduo de se posicionar dentro de tais plataformas, para que ele não seja excluído.
Com essa exclusão não estando associada somente ao campo social, mas também a outras atividades, como a necessidade de utilizar dessas ferramentas dentro do seu trabalho, como com o intuito de alcançar um maior público em sua empresa.
Indo diretamente ao encontro de sua respectiva audiência, com uma loja de venda de rastreador veicular precisando se destacar nas redes, por se tratar da plataforma de maior pesquisa por parte de quem pode estar interessado em tal produto para o seu carro.
Mas à primeiro passo, o crescimento das redes sociais se deve muito também às oportunidades de interação trazidas para esse cenário virtual, ao aproximar públicos de diferentes fronteiras, a partir de um ponto em comum entre eles.
Como fãs de um artista musical apreciadores de um estilo cultural, pessoas a se informarem sobre política internacional, entre os mais diferentes nichos digitais que podem ser reunidos por meio das redes sociais, tornando-se assim uma oportunidade comercial.
Por exemplo, uma fábrica de luvas descartáveis, que através da internet pode se conectar com diferentes públicos que possam estar interessados em seus produtos, como uma clínica odontológica, no manuseio de elementos químicos ou até mesmo alimentares.
Sendo possível também expandir esse público para uma audiência ainda maior, ao englobar possíveis clientes que não fazem parte do grupo delimitado por tal empresa, sendo esses clientes potenciais chamados de leads.
Tópicos de grande importância para que um negócio consiga se manter relevante no mercado, e ao mesmo tempo seja possível ampliá-lo por meio desse público a ser conquistado, sendo relevante conhecer a fundo como funciona esse conceito.
Entenda mais sobre o conceito de lead
Um lead pode ser resumido de forma geral como um cliente potencial para um negócio, ou seja, um indivíduo que caso seja bem trabalhado pode se tornar em mais um consumidor para tal marca, garantindo assim uma melhor aproveitamento comercial sobre tal projeto.
Tratando-se então de novas oportunidades a serem consideradas por um negócio, com sua conquista tendo que ser vista como um dos principais objetivos em relação à administração de um empreendimento, para que seja possível expandir seus horizontes.
Como um distribuidor de papel higiênico, no qual só será possível ampliar o seu local de atuação diante da demanda a ser levantada por negócios presentes em outras regiões, passando por supermercados, assim como espaços coletivos, como escolas e hospitais.
Um conceito importante para as companhias do ramo empresarial, mas que também é relevante para negócios mais flexíveis, a atuarem na internet, usando essas plataformas como um espaço de interação com o seu público e com a audiência que tal negócio busca.
Com esse cliente em potencial podendo se associar ao seu negócio através das pesquisas feitas por eles, ao utilizar das ferramentas de busca para se informarem sobre o preço ou características de algum produto ou serviço que o interesse.
A partir disso, com a disposição nas redes sociais de conteúdos que possam estar relacionados a tais tópicos, pode então ser iniciada a relação entre uma marca e o seu mais novo público, a ser conquistado através desse contato primordial.
Sendo importante seguir acompanhando esse cliente em potencial, colocando-o dentro de um processo de venda, a ser regido por um funil comercial, a separar potenciais clientes com base no nível de proximidade dele com a finalização de uma compra.
Dividindo assim um lead que pesquisou na internet sobre transporte de produtos quimicos, em busca de informação, daquele que já que se encontra na etapa de contratação de tal serviço, procurando apenas pelo contato de tal empresa.
Acompanhando então um sistema de marketing conhecido como AIDA, atuando com as seguintes etapas:
- Atenção;
- Interesse;
- Desejo;
- Ação.
Pontos que irão direcionar um lead desde o momento no qual eles entraram em contato com uma empresa, até a finalização dessa possível compra.
Sendo preciso então trabalhar com ações que otimizem o alcance sobre tais públicos, utilizando das redes sociais como uma forte opção nesse sentido, permitindo estratégias que levem até uma maior conquista de uma empresa em cima de tais leads.
Aumentando seu alcance de leads via redes sociais
As plataformas de interação na internet permitem com que um negócio alcance uma melhor performance, a partir da relação a ser estabelecida junto dos seus clientes. A mesma coisa pode ser dita em relação a uma audiência que se encontra a ponto de ser conquistada.
Cabendo nesse sentido a uma empresa de material cirúrgico utilizar de estratégias que permitam à ela ter acesso a um número de possíveis clientes. Por meio de práticas otimizadas, considerando pontos do público, mas também da empresa.
Isso em uma relação a ser elaborada com o uso das redes sociais, que hoje se destaca como a principal ferramenta de conexão entre uma empresa e o seu público. Tanto o atual como aquele a ser conquistado. Ação otimizada por estratégias como:
Estudo do público
O primeiro passo para se associar ao público é de fato conhecê-lo. Nesse sentido, é relevante então estudar quais são as necessidades de tal audiência, e como isso se associa à sua empresa, permitindo então ir ao encontro dele na internet.
Nutrição do consumidor
Após a identificação desse lead, é preciso continuar com o processo de nutrição dele, ou seja, oferecer conteúdos que atuem na preservação desse indivíduo em relação às ações de tal empresa. Aumentando suas chances de concluir um processo de compras.
Como na venda de equipamentos médicos para um profissional odontológico que está em processo de abrir sua própria clínica, podendo optar por fazer tais aquisições de uma empresa em particular, após a relação criada com tal companhia via redes sociais.
Interação e comunicação
Além da distribuição adequada de conteúdos, que ajudem a convencer um usuário a finalizar o processo de compra, é importante para uma marca também interagir com seu público, de forma a fortalecer a relação formada com tais indivíduos.
Aumentando não só as chances de uma compra ser fechada, como também garantir o retorno desse novo cliente, a partir de um processo de fidelização dele. Com as redes sociais servindo como a plataforma ideal para tal tipo de interação com o público.
Vide a presença da sua audiência consumidora nesses espaços, que se expandem com diversas variações, abrangendo assim os mais diferentes tipos de perfis pelo qual uma empresa pode estar atrás.
Anúncios pagos
Por mais que a interação com o público seja importante, ela não é a única responsável pela relação a ser formada, sendo preciso usar de outras estratégias para garantir que os seus produtos e serviços sejam visualizados na rede.
Ainda mais diante da alta competitividade existente nessas plataformas. Uma solução para isso é apostar na mídia paga, com a compra de espaço nas redes sociais, garantindo assim com que os seus posts patrocinados cheguem até os seus leads a serem trabalhados.
Como em um anúncio a ser veiculado por um fornecedor de equipamentos para a indústria, como uma divisora de massa de pão, cujo disponibilização de tais anúncios é feita a partir dos perfis de público indicado pelo anunciante, sendo eles o seu principal foco nas redes.
Estratégia multicanal
Outro ponto de alta relevância das redes sociais é a sua pluralidade, disponível nos mais variados formatos, atingindo assim os mais diferentes perfis de público, de acordo com as especificidades de cada rede, com base, por exemplo, no formato de conteúdo ali presente.
Para que uma empresa consiga então tigre o maior número possível de leads, torna-se interessante adotar uma ação multicanal, com a presença da sua marca nas mais diferentes plataformas sociais, alcançando assim os possíveis clientes presentes em cada rede.
Após a coleta de informações referentes à essa audiência via redes sociais, é importante também adotar outros canais em seu plano de comunicação, como serviço de e-mail, telefone, entre outros, de forma a dar continuidade a relação comercial ali iniciada.
Permitindo dessa forma que uma agência responsável por analisar um espaço, e dessa forma dar seu parecer, a liberar uma licença ambiental, podendo encontrar seus leads pelas redes sociais, e continuar a trabalhar com eles em outros pontos.
Tudo a facilitar o processo de crescimento da sua companhia, começando pela sua relação com seus clientes, que antes de consumidores são leads que precisam ser vistos com atenção.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.