Aplicar o orçamento ideal no marketing digital é o ponto de partida para aumentar o retorno do investimento. Neste conteúdo você aprenderá uma fórmula simples e inteligente para calcular um orçamento para campanhas online. Com o tempo e experiência, sua equipe poderá ajustar esta fórmula com base na evolução dos seus números reais.
Para facilitar este trabalho será disponibilizada a seguir uma Calculadora de Orçamento para Campanhas de Marketing Digital.
Quanto uma empresa deve investir em marketing
Diferentes literaturas abordam o assunto, mas não existe um consenso. Além disso, o mundo se transformou com a era digital e novos parâmetros são estabelecidos com frequência.
Segundo a Gartner, uma das mais importantes empresas de pesquisa e consultoria do mundo, em pesquisa realizada com mais de 600 grandes empresas em 2018, o investimento médio em marketing era de 11,2% do faturamento. (Fonte: ITForum365)
Usando a experiência prática com centenas de empresas e milhares de campanhas, é possível estimar um orçamento competitivo na era digital, sendo:
- Negócios com 100% de venda online: de 15% a 20% do faturamento.
- Negócios com venda física e online: de 5% a 15% do faturamento.
- Negócios com 100% de venda física: de 4% a 12% do faturamento.
Esta estimativa deve ser reduzida em negócios com markup (índice aplicado sobre o custo do produto/serviço para a formação do preço de venda) inferior a 50%, pois quanto menor a margem, é necessário ser mais eficaz no retorno do investimento em marketing.
O investimento total em marketing soma os custos com:
- Mão de obra (equipe e terceiros): 10% a 30%.
- Tecnologia (ferramentas): 15% a 35%.
- Mídia (anúncios e influenciadores): 50 a 60%.
É necessário investir em mídia, como Google Ads e Facebook Ads, tendo em mente o faturamento alvo do negócio, de forma equilibrada e paciente. É pouco provável investir hoje e colher amanhã.
Exemplo: a empresa fatura 7 milhões ao mês e deseja elevar para 10 milhões no prazo de 1 ano. O cálculo do orçamento deve ser sobre a meta (10 milhões). Durante este período de 1 ano, o investimento em mídia deve ir aumentando gradativamente, até que em torno de 6 meses, antes do prazo de alcançar a nova meta, já estará investindo um valor proporcional a ela.
Como calcular o orçamento por campanha
As variáveis ideias para calcular o orçamento de cada campanha são:
- Metas (vendas, conversões, etc).
- Tamanho do público-alvo.
- Tipo de produto (disruptivo ou consolidado). Saiba mais sobre os tipos de produtos disruptivo e consolidado.
- Perfil do cliente (B2B).
- Maturidade da empresa no marketing digital.
- Força dos concorrentes e custos de leilão para o segmento.
Como nem sempre é viável obter estas informações, vamos usar variáveis mais simples para criar uma fórmula que sugere um orçamento inicial. Com o tempo, os números reais vão surgir, e a partir disso poderá usá-los para aprimorar a fórmula.
a. Tamanho do público-alvo.
Quantas pessoas são seus consumidores potenciais? Faça sua própria estimativa ou use o Facebook Ads para criar um público e simular.
b. Cobertura de alcance.
Qual percentual do público é viável alcançar com o melhor custo-benefício? Nossa sugestão é 25%, porque mais do que isso se torna caro. Porém, quando um público apresenta um retorno muito positivo isso pode indicar a possibilidade de aumentar a cobertura.
c. Frequência de impacto.
Quantas vezes uma pessoa vai receber a mesma publicação? A repetição é importante no processo de persuasão. Sugerimos projetar alcançar 3 vezes cada pessoa com a mesma publicação.
d. Custo médio alcance.
Qual o custo no marketing digital para mostrar seu anúncio para uma pessoa? Depende do tipo de negócio, maturidade digital e canais de marketing.
Trabalhamos com uma base histórica formada por milhões de acessos para permitir uma estimativa inicial. Cada R$1.000 em mídias digitais patrocinadas alcança em torno de 80 mil pessoas com 3 impressões por anúncio.
Resumo da estimativa simples:
Então o custo médio por pessoa alcançada com 3 impressões é R$ 1.000 / 80 mil pessoas = R$ 0,0125.
e. Anúncios e canais de marketing
Quantos anúncios serão criados e quais canais de marketing serão utilizados?
Vamos considerar a criação de 4 publicações em uma campanha, utilizando 2 canais de alcance, por exemplo Google e Facebook.
f. Fórmula
Os padrões variáveis que sugerimos são:
- Público-alvo: 200.000 (simulação).
- Cobertura: 25%.
- Custo médio por pessoa alcançada com 3 impressões: R$ 0,0125.
- Publicações: 4 (simulação).
- Canais: 2 (simulação).
Simulando para um público segmentado de 200.000 pessoas, com 4 publicações em 2 canais:
Lembrando que este raciocínio é um ponto de partida, pois existem outras variações que podem tornar as campanhas mais caras, como a concorrência nos leilões, produtos com alto valor agregado que exijam muitas exposições ou pouca relevância da marca que exija maior insistência.
Enfim, use o orçamento que tiver e brigue para conseguir mais, mostrando que o resultado é proporcional ao investimento.
Quem decide o orçamento na prática
Em muitos casos o orçamento não é definido de acordo com a sugestão da área de marketing, mas imposto pela liderança da empresa, baseado em três fatores:
- Quanto a empresa pode investir.
- Quanto a empresa já costuma investir.
- Quanto a empresa confia no resultado do marketing digital.
O que fazer quando o orçamento real é menor que o calculado
Neste caso o segredo é priorizar canais de marketing mais relevantes e reduzir a quantidade de publicações.
Mostre resultados e ganhe a confiança da liderança para aumentar gradativamente o orçamento de marketing digital. Lembre-se que há um espaço de tempo entre as campanhas e os resultados, portanto este crescimento gradativo é importante para nivelar o investimento em relação ao retorno, equilibrando o caixa da empresa.
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Conclusão
O marketing digital só funciona com investimento. Orçamento baixo trará pouco resultado. Por outro lado, se for acima do necessário vai comprometer o ROI (retorno do investimento). O aumento do orçamento deve ser gradativo, porque há um tempo entre alcançar mais e vender mais.
Utilize a fórmula para Calcular o Orçamento para Campanhas de Marketing Digital inicial. Se o orçamento disponível for menor, reduza o escopo das campanhas.