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A relevância é uma característica indispensável para marcas de sucesso no mercado, pois ela garante que o negócio seja visto com bons olhos pelos possíveis clientes e até mesmo por outras marcas dentro do segmento.

Quando paramos para pensar no sentido da palavra relevância, logo imaginamos uma ideia de poder e autoridade, que nos remete à imagem de algo ou alguém que é o mais importante dentro daquele assunto.

Por exemplo, quando você decide buscar por um meio de relevância no mercado, significa que você deseja um profissional que possua experiência na área e autoridade no assunto que você precisa de ajuda.

Sendo assim, entendemos a relevância como algo importante, que merece atenção e que recebe bons resultados por conta da qualidade do que oferece, e isso pode ser aplicado aos mais diversos cenários.

Assim como é possível ter um profissional de relevância dentro do seu negócio, é possível contar com uma consultoria empresarial online relevante no mercado para te ajudar com o que precisa.

Durante muito tempo as marcas investiram na construção de uma boa relevância no mercado, seja para atrair novos clientes ou para sair à frente da concorrência dentro de um espaço onde empresas nascem praticamente todos os dias.

Atualmente, as marcas continuam lutando pela construção dessa relevância no mercado com estratégias certeiras e investimentos conscientes, mas também conta com um grande aliado para um novo resultado, a relevância digital através de estratégias online.

Sabemos bem que a chegada da internet mudou por completo nossas vidas e também a realidade de muitas empresas, que viram nesse mundo uma oportunidade de obter mais resultados e até mesmo construir algo do zero.

Se hoje conseguimos encontrar o melhor ERP para controle de estoque na internet, isso acontece porque o site da marca em questão se preocupou em construir algo importante e diferencial: a relevância digital.

Muito se fala sobre relevância digital nos últimos tempos, mas poucos sabem o que ela realmente significa e como tem se tornado importante para marcas que estão entrando no universo digital.

Por isso, hoje iremos explicar mais sobre esse assunto, além de esclarecer a importância de se ter uma boa relevância digital e também algumas dicas simples para começar a construí-la dentro do seu negócio, seja qual for o tamanho ou segmento dele.

Entenda o que é relevância digital

Como vimos anteriormente, o termo relevância nos traz a ideia de algo que é importante e tem destaque dentro de um determinado assunto. Trazendo para o universo digital, o significado é o mesmo, mas agora dentro de um novo mundo, que é o online.

Encontrar a distribuidora de carnes para restaurantes SP com mais relevância no mercado ficou ainda mais simples com a internet, pois você consegue encontrá-la sem precisar sair de casa e em poucos segundos.

A relevância digital nada mais é do que a construção de uma marca com uma clara proposta de valor e que é vista como autoridade no nicho e que é tida como a melhor dentro daquele segmento, ou pelo menos uma das melhores.

Um exemplo prático disso são as famosas marcas de roupas e tênis. Você provavelmente conhece uma que seja vista como a melhor no quesito de qualidade, duração, design e fabricação, ou seja, são marcas relevantes no mercado.

Ter relevância digital é fazer com que o seu negócio seja reconhecido dentro do meio online, o que é um grande desafio, visto que vivemos em uma era onde informações são produzidas e compartilhadas a todo o momento.

Pense em uma empresa de administração de condomínios comerciais que precisa cuidar de diversos condomínios ao mesmo tempo. Não é uma tarefa fácil, mas eles conseguem executar muito bem por serem os melhores nesse segmento.

A sua marca também precisa lidar com diversos outros sites que assim como você estão à procura do aumento de sua relevância dentro deste meio, e isso é feito através dos mecanismos de busca.

Esses mecanismos funcionam como espécies de pequenos robôs que estão dentro das plataformas de busca e que monitoram os conteúdos dos sites e também os termos mais procurados pelos usuários.

São eles que apresentam o seu site como resultado para alguém que pesquisa sobre algo relacionado ao que você oferece, aumentando as chances desse usuário conhecer o seu trabalho e consumir o que você oferece.

Seja uma empresa de cameras de segurança SP ou até mesmo um e-commerce de roupas, investir na construção da relevância digital da sua marca é uma maneira de atrair diversos resultados positivos, como:

  • Mais vendas;
  • Construção de autoridade;
  • Referência no segmento;
  • Maior alcance;
  • Audiência fiel;
  • Fidelização de clientes.

A construção de uma relevância digital não acontece do dia para a noite, é um caminho que precisa ser tratado com paciência e persistência, mas os resultados são os melhores para toda e qualquer marca que nela decide investir.

Sendo assim, entendemos que a relevância digital é muito mais do que apenas um conceito que abrange o universo online, mas uma forma de ajudar marcas a crescerem e conquistarem seus espaços em um mercado tão grande.

Dicas para aumentar sua relevância digital

Aumentar a relevância do seu site está longe de ser uma missão impossível, ainda mais quando se conta com dicas simples e práticas a serem aplicadas, como as que apresentaremos a seguir. Confira:

Produza conteúdo de qualidade

Se você acessar o site de uma marca de restaurante, além de encontrar o seu aplicativo para bar e restaurante, também encontrará uma parte do site focada em conteúdos que estão lá para educar o público, ou seja, ensinar algo novo para eles.

Esses conteúdos são os grandes responsáveis por fazer com que novos usuários conheçam a sua marca e gostem do que você oferece, por isso eles precisam de extremo cuidado em seu processo de criação.

O conteúdo é aquilo que ficará disponível para que o cliente conheça a sua marca e entenda mais sobre o seu segmento, sendo assim, se preocupe em criar os melhores possíveis para ajudá-los.

Use palavras-chaves eficientes

As palavras-chaves são termos específicos que envolvem o seu segmento de negócio e que são usadas pelos usuários para pesquisar o que desejam nos buscadores, esses termos também podem ser usados em seu site para aumentar sua relevância.

Por exemplo, uma empresa de camisas de silicone pode usar o termo “camisas de silicone” como palavra-chave, isso fará com que os mecanismos identifiquem o seu site e o achem relevante para apresentá-lo a usuários que pesquisarem sobre algo relacionado.

Você pode usar essas palavras-chaves em artigos no seu blog e recomenda-se a repetição dela durante o texto para que gere relevância aos mecanismos e faça com que seu site cresça dentro da plataforma.

Conte com uma boa hospedagem 

A hospedagem de sites nada mais é do que o espaço onde eles ficam armazenados, ou seja, eles servem como uma espécie de casa para proteger o seu site de possíveis invasões ou vazamentos de dados.

Existem diversas plataformas de hospedagem no mercado, e escolher uma de qualidade também faz toda a diferença na relevância do seu site, pois isso é levado em consideração pelos mecanismos na hora da avaliação do seu domínio.

Não é à toa que uma empresa de aluguel de empilhadeira se tornou a melhor em seu segmento, pois seu site conta com uma ótima hospedagem que entrega segurança e suporte para os processos digitais da marca.

Aposte em títulos otimizados

Por fim, mas não menos importante, é válido pensar em seus títulos também, tanto na construção quanto no tamanho deles, pois tudo isso influencia na relevância do site e na atração de novos usuários.

Sendo assim, recomenda-se a criação de títulos curtos e que prometa algo que será entregue para o usuário, e é claro, se conseguir incluir uma palavra-chave nesse título, os resultados tendem a ser ainda melhores.

Dicas simples como essas fazem toda a diferença na relevância digital de qualquer site, ajudando no crescimento orgânico dele e fazendo com que os usuários conheçam uma marca de qualidade.

Considerações finais

O mundo online mudou por completo o nosso mundo, por isso aprender a entender como ele funciona e se adaptar a ele é fundamental para as empresas que não querem ficar para trás em meio a um mundo que está mudando constantemente.

Dessa maneira você contará não apenas com a relevância no mercado, mas também com a relevância dentro do universo digital, fazendo com que a sua marca seja vista como referência no assunto.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.