Os conteúdos em formatos de stories estão entre os mais populares e consumidos pelo público nos últimos anos, essa tendência que se popularizou dentro do Snapchat, se tornou uma verdadeira febre e foi sendo adicionada por outras plataformas, como o Instagram e o Facebook, e mais recentemente o Google.
Com um ótimo apelo visual, vídeos ou fotos curtas, conteúdo rápido e resumido, essa metodologia se tornou a queridinha do público, e é claro que a maior plataforma de busca do mundo não ia ficar fora dessa, o Google já é conhecido por ser um canal completo, onde você pode acompanhar notícias, pesquisar informações e até mesmo comprar produtos como fios e cabos elétricos.
Agora ainda é possível contar com o chamado web stories, uma ótima ferramenta principalmente para sites e blogs que buscam aumentar seu tráfego.
Se você ainda não conhece sobre essa ferramenta fique tranquilo, no texto de hoje, iremos mostrar para você o que é Web Stories e como aumentar o seu tráfego utilizando esse recurso, bora conferir? Vamos lá!
O que são os web stories?
O web stories é uma ferramenta disponibilizada pelo Google Discovery que funciona como um grande carrossel de conteúdos, eles contêm o uso de imagens, vídeos, texto e animação e são apresentados para o público como um formato de resumo, para que ele obtenha mais informações sobre determinado conteúdo.
Eles contém um CTA, e no final, é possível a pessoa clicar e ter acesso àquele conteúdo completo, ou seja, ele funciona como uma prévia, deixando aquele “gostinho” do que está por vir. As imagens são exibidas na vertical e enchem a tela do usuário, sendo um formato bastante parecido com aquele que estamos acostumados a ver no Instagram, permitindo que as pessoas avancem ou voltem a tela com um toque.
Porém, a grande dúvida fica por conta de qual conteúdo aparece para cada usuário, certo? Afinal, no Instagram e no Facebook acessamos stories de pessoas que seguimos ou anúncios, já no Web Stories, tudo que aparece é baseado na pesquisa de cada usuário.
Dessa forma, o conteúdo é totalmente personalizado, o Google capta o histórico e perfil de busca para trazer os melhores e mais interessantes stories de acordo com cada pessoa, montando um quadro de distribuição compatível com os gostos pessoais, o resultado é uma alta taxa de clique e de visualizações, se tornando uma excelente alternativa para aumentar seu tráfego, abaixo, separamos algumas dicas de como usar essa ferramenta a seu favor.
Priorize conteúdos em vídeo
Assim como nas outras plataformas que utilizam o Stories, geralmente o formato que costuma fazer mais sucesso é o conteúdo em vídeo, eles costumam trazer uma experiência mais imersiva, dinâmica e envolvente para o usuário, o que faz com que a chance de clique seja bem maior.
Dessa forma, o conteúdo em vídeo é uma ótima pedida para gerar mais tráfego, crie vídeos na proporção 9:16, seja criativo, fale sobre os assuntos do seu site, conte um breve resumo através de um bom storytelling e espere para alcançar ótimos resultados.
Evite textos longos e priorize sua legibilidade
Por mais que o vídeo seja a grande recomendação, conteúdos em textos também são funcionais para gerar cliques e tráfego para o seu site,porém, é preciso se atentar em dois detalhes principais, o primeiro é o tamanho: coloque apenas o essencial, descartando de qualquer jeito textos longos.
Utilize fontes diferentes e divertidas, com um título cativante, único e curto, aqui o menos é mais, o segundo ponto é sua legibilidade, verifique bem o contraste do fundo com as cores das palavras e procure sempre deixar bem visível para o usuário.
Use animações
A identidade visual tem que ser bem trabalhada no seu web stories, para aí sim gerar mais tráfego, o primeiro ponto é caprichar nas capas, fazer uma arte chamativa e que dê vontade da pessoa clicar e saber mais sobre aquele conteúdo.
Também recomendamos a utilização de animações, principalmente para destacar objetos, se você quer enaltecer seu conteúdo sobre discos de corte, uma boa animação pode alavancar isso, lembre-se sempre de manter sua identidade visual e ser criativo.
Separe seus melhores conteúdos
Por fim, os web stories não são o principal conteúdo seu dentro do Google, e servem mais como um “trampolim”, para as pessoas acessarem o seu site ou blog, dessa forma, se quiser gerar tráfego recomendamos que separe os melhores conteúdos e coloque eles nesse formato.
Dê uma pequena prévia do que está por vir, mostre mais sobre o seu site e o que as pessoas podem ver dentro dele, escolha a dedo os melhores e mais chamativos para atrair o público, lembre-se sempre de usar esse fator impulsionamento ao seu favor.
O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha curtido, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.