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Dentro das várias estratégias de marketing, o marketing de relacionamento é uma que busca a fidelização do cliente. Através dele, o seu cliente vira freguês e mantém o seu negócio em funcionamento. É importante pensar que a fidelização de clientes é essencial para todo negócio. 

A fidelização de clientes nada mais é do que prestar um bom serviço e atendimento capaz de fazer com que o seu cliente não queira escolher outro fornecedor e mais do que isso, indique o seu negócio para outras pessoas. Confira quatro passos para aplicar o marketing de relacionamento em sua empresa: 

1- Definir a Persona 

Definir a persona é definir o seu cliente ideal. Através disso, você consegue saber quem é o seu cliente, o que ele gosta e o que valoriza em um produto ou serviço como o seu. Além disso, a definição do cliente ideal te ajuda a traçar o perfil de quem vai fazer com que a sua empresa cresça. 

Isso é, quem realmente comprará de você. Este perfil é traçado levando em consideração os hábitos da pessoa, locais onde ela costuma frequentar, sua condição financeira e seus interesses. Através dele, juntando à idade e, se necessário, gênero, você consegue saber quem é o seu cliente ideal.

Se você comercializa tipos de rack outdoor, por exemplo, sabe que o seu cliente ideal é aquele que precisa de segurança para seus equipamentos tecnológicos e que provavelmente esta segurança é para o trabalho dele, então, você busca por empresários que trabalham e precisam da tecnologia em seu dia a dia. 

2- Prospectar 

Esta busca é a prospecção. Quando você já sabe quem é o seu cliente ideal, passa a procurá-lo. Através dos hábitos do seu cliente, você pode investir em marketing, anúncios ou outras maneiras de alcançá-lo. 

A prospecção, busca pelo cliente ideal, ocorre de acordo com o perfil idealizado. É preciso saber onde a sua persona está, o que ela busca e o que valoriza para convencê-la de comprar o seu produto ou serviço. A prospecção é o servomotor das vendas, é ela quem potencializa a força e mantém o movimento uniforme e sob controle. 

3- Atendimento personalizado

Ao prospectar e alcançar o seu cliente, ofereça um atendimento personalizado. Já sabendo quem ele é, personalize o seu atendimento perguntando sobre os seus gostos, o chamando pelo nome e mostrando que se preocupa com ele. 

Quando um cliente se sente importante no seu estabelecimento, ele sente que deve retribuir. Assim, o atendimento personalizado traz reciprocidade no processo de vendas e é importante para que o cliente se fidelize. 

4- CRM

O processo de vendas não acaba apenas quando a impressora fiscal entrega a nota após a venda. O CRM, ou customer relationship management, (gestão de relacionamento com o cliente) é uma ferramenta que acompanha o cliente após a compra, isso é, mantém o contato com o cliente possibilitando a fidelização.

Os dois primeiros passos são importantes para garantir que você saiba quem você deve buscar e ter em sua empresa. Já os dois últimos, garantem que o cliente alcançado se mantenha em seu negócio. Assim, você aplica o marketing de relacionamento e garante a fidelização de clientes. Para mais conteúdos como este, nos acompanhe por aqui!