Comece com palavras-chave iniciais

por | jan 20, 2024 | Blog | 0 Comentários

Antes de iniciar qualquer processo de pesquisa de palavras-chave, você precisa de um ponto de partida. Ou vários pontos de partida. Elas são chamadas de “palavras-chave iniciais”.

Suas palavras-chave iniciais são usadas para aumentar a lista que se tornará sua estratégia de palavras-chave.

Ao criar palavras-chave iniciais, você geralmente começa com seu melhor palpite. Aqui estão algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo para ajudá-lo a fazer um brainstorming:

  1. Sobre o que é o meu site?
  2. O que eu vendo?
  3. Para quais palavras-chave eu acho que quero classificar?
  4. Quais anúncios de palavras-chave eu compraria?
  5. Se alguém estivesse apenas começando a pesquisar o tópico do meu site, que palavras usaria para começar?

Escreva suas respostas. Você vai usá-los muito em breve.

Seja específico

Ao escolher palavras-chave iniciais, muitas vezes ajuda ser específico. Se você tem uma loja de motocicletas em Ohio, pode pensar que “motocicleta” seria uma ótima palavra-chave, mas, na realidade, é tão ampla e tão competitiva que provavelmente não lhe faria nenhum bem. Em vez disso, tente ser mais específico.

Palavra-chave inicial ruim: motocicleta

Boas palavras-chave iniciais: manuais de conserto de motocicletas, peças usadas de motocicletas

Palavras-chave iniciais para sites existentes

Se você já possui um site, um lugar poderoso para encontrar palavras-chave iniciais é descobrir frases-chave para as quais seu site já está classificado. Essas são aquelas frases que o Google já considera relevantes para o seu site, então você terá mais facilidade para classificar frases relacionadas a essas palavras-chave iniciais.

Observação: se você estiver construindo um novo site e/ou ainda não tiver nenhuma palavra-chave de classificação, consulte a seção sobre palavras-chave iniciais para novos sites e tópicos .

Existem duas maneiras rápidas de encontrar palavras-chave iniciais para as quais você já está classificado.

1. Semeie palavras-chave por meio do Keyword Explorer

Um dos usos mais poderosos do Keyword Explorer é a capacidade de mostrar as palavras-chave de classificação de qualquer site, subpasta, subdomínio ou página, incluindo o seu.

  1. Navegue até a ferramenta Ranking Keywords no Moz Pro
  2. Escolha domínio raiz, subdomínio, subpasta ou página exata, dependendo de suas necessidades.
  3. Insira seu site ou URL
  4. Selecione as palavras-chave classificadas de 4 a 20 (ajuste com base em suas preferências)
  5. Por padrão, o mercado dos Estados Unidos está selecionado, mas o Keyword Explorer também oferece suporte ao Reino Unido, Canadá e Austrália
  6. Clique em “Analisar”
Palavras-chave iniciais

Ao obter resultados, a próxima parte é muito importante: Classifique os resultados por “Volume Mensal” (do maior para o menor).

Neste exemplo, usamos um site que vende peças de motocicletas. Agora podemos selecionar as palavras-chave iniciais de alto volume e classificação que são mais relevantes para o site.

Observe que selecionamos frases de palavras-chave com classificação de 4 a 20, o que significa que estamos filtrando palavras-chave para as quais já temos uma classificação elevada, ou seja, classificação de 1 a 3. Não há problema em ajustar este filtro para qualquer configuração desejada. Ao usar este processo, esperamos encontrar palavras-chave iniciais:

  • com um bom volume de pesquisa
  • que são relevantes para o nosso site
  • para os quais ainda não temos uma classificação elevada
Classificação de palavras-chave por meio do Keyword Explorer

Nesse caso, encontramos ótimas palavras-chave iniciais, como “acessórios para motocicletas” e “capacetes de sino”. Também queremos ignorar palavras-chave de classificação que podem ser irrelevantes para o nosso negócio, como “capacetes arai” (assumindo que não os vendemos).

2. Promova palavras-chave por meio do Google Search Console

Você também pode encontrar suas palavras-chave de classificação no Google Search Console . Basta navegar até o Relatório de desempenho para visualizar todas as suas consultas de classificação.

Aqui estão algumas palavras-chave iniciais de melhor classificação para Moz.

Semeie palavras-chave por meio do Search Console

Dica profissional: filtre pelas posições 1 a 10 e classifique por impressões para encontrar suas palavras-chave iniciais mais valiosas.

3. Promova palavras-chave de seus concorrentes

Você também pode obter facilmente palavras-chave iniciais de melhor classificação de seus concorrentes.

Existem dois conjuntos diferentes de concorrentes que você deseja pesquisar:

  1. Seus concorrentes atuais e reais
  2. Seus futuros concorrentes desejados

Em outras palavras, queremos pesquisar concorrentes para 1) palavras-chave que já classificamos e 2) palavras-chave que queremos classificar no futuro. (Se você tem um site totalmente novo ou está entrando em um novo mercado, talvez queira se concentrar especificamente no número dois.)

Você pode pensar que sabe quem são seus concorrentes nas pesquisas, mas sabe exatamente quem compete por cada palavra-chave que você classifica? Felizmente, existe uma maneira fácil de descobrir.

Primeiro, acesse a ferramenta gratuita de análise competitiva de SEO .

Ferramenta gratuita de análise competitiva de SEO

Basta inserir seu URL, rolar para baixo e ver os principais concorrentes que competem pelas mesmas palavras-chave do seu domínio, classificados por Autoridade de Domínio. Abaixo estão os principais concorrentes de pesquisa do Moz. Certifique-se de anotar os concorrentes que cobrem tópicos semelhantes; para o Moz, esses podem ser Ahrefs e Semrush. Essa ferramenta também mostrará oportunidades de palavras-chave, que são as principais palavras-chave do seu concorrente. Esse recurso o ajudará a identificar lacunas de palavras-chave entre você e seus concorrentes.

Principais concorrentes e oportunidades de palavras-chave

A partir daqui, você pode encontrar mais oportunidades de palavras-chave de alto nível para cada site, simplesmente inserindo esses domínios ou subpastas concorrentes no Keyword Explorer (como você fez anteriormente na etapa um).

Palavras-chave iniciais para novos sites e tópicos

Se você estiver planejando conteúdo para um novo site ou quiser expandir para novos tópicos em seu site, obterá a maior parte dos seus dados de fontes de terceiros.

Não tenha medo – este é um ótimo lugar para começar.

A primeira etapa mais fácil ao coletar palavras-chave iniciais para um novo tópico é simplesmente pesquisar no Google as frases-chave específicas que você deseja classificar. Nesse caso, pesquisaremos no Google por “manuais de conserto de motocicletas”. Você verá alguns anúncios e outros recursos SERP na parte superior dos resultados. No momento, queremos ver os resultados orgânicos, então role para baixo até vê-los, semelhantes aos abaixo.

Você pode aprender mais sobre por que os recursos SERP também são importantes para uma estratégia vencedora de pesquisa de palavras-chave na Certificação de pesquisa de palavras-chave da Moz Academy .

Palavras-chave iniciais do Google SERPs

Se puder, tente ignorar sites grandes (como Amazon ou Wikipedia) que classificam tudo e tente encontrar sites que se concentrem especificamente no tópico da sua palavra-chave.

A seguir, simplesmente inseriremos esses sites no relatório “Classificação de palavras-chave” do Keyword Explorer . Este relatório mostra todas as frases-chave para as quais o site ou a página está classificada.

Existem várias maneiras de usar essa ferramenta – por domínio, subdomínio, subpasta e página exata – e cada relatório produzirá insights acionáveis.

  • Por exemplo, se os produtos do seu site estão estruturados por subpastas, você pode querer organizar sua pesquisa de palavras-chave nesta mesma estrutura. Isso permitirá que você se concentre em nichos de mercado dentro do seu setor e crie estratégias adequadas. Seus objetivos, palavras-chave de classificação, concorrentes e público podem diferir consideravelmente entre suas subpastas.
  • Outro exemplo: você pode hospedar seus produtos em um grande site de comércio eletrônico, como o Etsy. Pesquisar suas palavras-chave de classificação por subpasta permite que você se concentre nas palavras-chave pelas quais sua loja – e apenas sua loja – está classificada.

Tente observar as métricas no recurso Classificação de palavras-chave por subpasta ou subdomínio e observe como seus resultados mudam drasticamente. A captura de tela abaixo mostra os resultados do blog do Moz.

Visão geral do site no Keyword Explorer

Para obter o máximo deste relatório, clique nas palavras-chave com melhor classificação. Geralmente, ajuda limitar os resultados às palavras-chave classificadas entre 1 e 10 primeiros e classificar suas palavras-chave por volume (de alto a baixo).

Classificação de palavras-chave para o blog Moz

Usando essa técnica, começamos a encontrar algumas palavras-chave incríveis que, de outra forma, não teríamos pensado, como:

  • metatags seo
  • lançamento do moz analytics
  • migrações de sites
  • … e mais

Nesta etapa, normalmente você desejará ignorar a maioria dos termos da marca do site. Por exemplo, se você estava olhando para “Moz” como um concorrente, provavelmente não vai querer tentar classificar qualquer palavra-chave de marca que contenha “Moz”.

Certifique-se de exportar um CSV de suas palavras-chave originais ou registrá-las em uma planilha.

Ferramentas adicionais para descobrir palavras-chave iniciais

Palavras-chave iniciais estão por toda parte. Freqüentemente, você precisa ser criativo para encontrá-las, mas quanto melhor for sua lista inicial de palavras-chave iniciais, melhor será sua estratégia final de palavras-chave.

Clique para twittar

Aqui estão alguns lugares excelentes para descobrir palavras-chave iniciais.

1. Pesquisas relacionadas ao Google

Pesquise qualquer frase-chave, vá até o final e o Google mostrará uma lista de frases-chave relacionadas.

Estes são ouro.

Também recomendamos esta extensão bacana do Chrome para extrair ainda mais pesquisas relacionadas ao Google.

'Pesquisas relacionadas' do Google

2. As pessoas também perguntam

Embora tendam a ser um pouco mais específicos, você também pode colher ideias iniciais de palavras-chave nas caixas “As pessoas também perguntam” do Google .

'As pessoas também perguntam' do Google

3. Planejador de palavras-chave do Google

A própria ferramenta de planejamento de palavras-chave do Google para sua lucrativa plataforma Adwords fornece uma riqueza de ideias de palavras-chave.

Uma advertência: muitas das métricas são voltadas para anúncios de busca pagos e não são extremamente confiáveis ​​para campanhas orgânicas.

'Planejador de palavras-chave' do Google

4. Responda ao público

O sempre popular Answer the Public é um ponto de partida favorito para muitos projetos de pesquisa de palavras-chave. O plano gratuito é tão generoso que tivemos que incluí-lo aqui.

Responda ao público

5. Tendências do Google

O Google Trends é outra ferramenta do Google que fornece insights interessantes e consultas relacionadas para qualquer palavra-chave. Ele ainda mostra dados históricos de palavras-chave e divide o interesse por região geográfica.

tendências do Google
KANE JAMISON: ENCONTRANDO NOVAS IDEIAS DE PALAVRAS-CHAVE
Kane Jamison: Encontrando novas ideias de palavras-chave

“Livros e podcasts do setor são excelentes lugares para encontrar novos tópicos que podem não aparecer na pesquisa de palavras-chave com base no tráfego. Os livros tendem a ser bons lugares para descobrir ideias de alto nível e compreender a estrutura de um tópico grande, e os podcasts tendem a seja um bom lugar para descobrir tópicos que têm pouco ou nenhum volume de pesquisa, mas que são importantes para o seu público.”

Kane Jamison – fundador, 

Content Harmony

Use a dificuldade de palavras-chave para filtrar palavras-chave originais

Invariavelmente, ao procurar palavras-chave iniciais, você encontrará muitas palavras-chave MUITO competitivas – palavras-chave pelas quais talvez não consiga classificar.

Para economizar tempo no futuro, é útil selecionar palavras-chave iniciais que se enquadrem no potencial de dificuldade de palavras-chave do seu site. Isso significa que você pode realmente ter uma chance de classificação.

Para descobrir o potencial de dificuldade de palavras-chave do seu site, basta gerar um relatório de classificação de palavras-chave para o seu domínio. Use as seguintes configurações:

  1. Pesquise usando “Domínio raiz”
  2. Defina “Classificação” como 1-3 (palavras-chave nas quais você tem uma classificação elevada)
  3. Defina “Volume” como algo acima de zero (neste caso, mais de 101 pesquisas por mês)
  4. Classifique por “Dificuldade” (de maior para menor)
  5. Ignore quaisquer termos de marca
Palavras-chave iniciais de dificuldade de palavras-chave

Neste exemplo, podemos ver que nossa pontuação de dificuldade de palavra-chave mais alta para palavras-chave semicompetitivas é 54 para “peças de ciclo baratas”.

Isso significa que podemos definir nosso potencial de dificuldade de palavras-chave entre 45-55, o que significa que essas são palavras-chave pelas quais poderíamos classificar. Quaisquer palavras-chave iniciais que estejam acima dessa faixa, normalmente ignoraríamos, pois seriam muito difíceis de classificar.

Quantas palavras-chave iniciais você precisa?

Neste ponto, você deve ter uma boa lista de 5 a 50 palavras-chave iniciais para trabalhar, dependendo de quão profundo você deseja ir.

Lista de palavras-chave iniciais

Sua lista de palavras-chave iniciais pode ser semelhante à acima.

Não se preocupe se não tiver o suficiente – você descobrirá mais à medida que avança no processo.

Próximo: Crie uma lista de palavras-chave

Agora que você coletou suas palavras-chave iniciais, vamos transformá-las em algo útil!

Crie uma lista de palavras-chave

Written By Claudio Camargo

Olá 👋 meu nome é Claudio, nasci em 1982, sou casado com a jornalista Erika Santiago. Empresário, publicitário - trabalho como especialista em strategic marketing com mais de 20 anos de experiência na internet, sou fascinado pelo design, o marketing & a tecnologia que conecta pessoas, marcas e empresas. Profissional reconhecido na área de propaganda e marketing, já ajudei mais de 789 pessoas a transformarem suas ideias em negócios de sucesso. ✅ Em abril de 2008, startei a AgDSN agência na cidade de Campinas/SP; 🏅Tenho a Consagrada Certificação do Partner (para agências) Google Ads; 🚀 Clientes Configurados com Custo de $30 mil e Faturamento de Milhões. Você está pronto para sua próxima jornada digital? O que pretendo fazer aqui no meu site? Trazer dicas sobre os assuntos de branding, criação de site, simulador de 👕 uniformes, diagramação de 📚 livros, estratégia de 🚀 lançamentos digitais e marketing digital corporativo de uma forma abrangente.

Related Posts

Subscribe

Subscribe to Our Newsletter

Aliquet nisl. Nulla tempor mauris sed pretium egestas. Ut mi lacus, tincidunt ac quam quis, ultricies laoreet purus. Donec tincidunt scelerisque lacus, vel convallis augue interdum ac. Etiam eget tortor ac odio aliquam lobortis quis at augue.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *