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Com as dinâmicas impostas pelo ambiente digital, é imprescindível que a utilização de algumas ferramentas sejam feitas. Por essa razão, é importante entender qual o canal de vendas é o melhor para a empresa.

Atualmente, uma estruturação de um plano de marketing bem delineado passa, inevitavelmente, pela consideração de determinadas posturas digitais a serem tomadas.

Por causa disso, não há como fugir da compreensão de quais canais de vendas deverão ser utilizados.

O que, em outro momento, passava pela análise de estruturas prediais e localização para estabelecer um comércio, hoje, passa pela a compreensão de locações onlines.

É muito comum, ainda hoje, encontrar pelos bairros o serviço de autorizado Samsung celular. No entanto, embora essa seja uma realidade, a tendência é que isso se expanda para outros meios.

Nesse sentido, é importante para a gestão deste estabelecimento considerar alguns mecanismos digitais.

Essa perspectiva é quase uma imposição do mercado, uma vez que as tendências vão permeando os segmentos. Isso significa dizer que as facilidades dessas novas ferramentas começam a seduzir uma parte considerável do mercado.

Portanto, se não houver uma consideração por parte da gestão de uma loja, a sua concorrência pode acabar assumindo essas ferramentas.

Com isso, é possível que se perca grande parte de um mercado. Por conta da praticidade que o público também procura, a opção de um estabelecimento que oferece esse ponto pode se tornar uma regra.

Se uma empresa, por exemplo, que presta o serviço de confecção de sacola kraft personalizada atacado estiver, ainda, apostando apenas na lógica offline, é possível que isso represente um prejuízo.

Afinal, um concorrente pode atrair uma parcela significativa de seu mercado a partir da praticidade das vendas no meio digital.

Por essas razões, torna-se fundamental o destaque para algumas vantagens que se pode ter a partir da escolha correta de um canal de vendas:

  • Aumento das vendas;
  • Qualificação de leads;
  • Destaque digital;
  • Levantamento de dados.

Alguns desses pontos são fundamentais para a compreensão de tudo que o ambiente digital tem para oferecer para uma empresa.

A busca de quem se propõe a se estabelecer no ambiente digital, fundamentalmente, passa pelo aumento das vendas. Esse objetivo pode ser alcançado, uma vez que, a partir desse momento, não há barreiras físicas que impeçam a contratação do serviço.

Afinal de contas, se um usuário estopa efetuando uma busca sobre rede para janela gatos e, porventura, o conteúdo de uma empresa é oferecido, isso significa que já se possui um lead qualificado.

Portanto, é importante que se garanta um destaque no meio digital através de conteúdos relevantes e links patrocinados. A partir disso, já é possível obter alguns dados relevantes sobre a natureza da empresa diante de seus mercados.

Outro ponto importante sobre esses dados é que eles precisam, de forma categórica, nortear todas as etapas do plano de marketing digital.

O que são canais de vendas online?

Com um panorama mais generalizado sobre os porquês de se adotar a análise de canais digitais para vendas, é fundamental detalhar um pouco mais essa questão.

É importante compreender um imperativo cada vez mais difundido no mercado: é preciso que as empresas adotem as estratégias corretas para a difusão de uma boa venda online.

Portanto, os canais de vendas online são, fundamentalmente, mediações digitais para vendas feitas no ambiente online.

Por exemplo, uma empresa que presta o serviço de licenciamento ambiental corretivo pode oferecer a sua contratação via chat. Isso se dá, sobretudo, pela praticidade e agilidade que o cliente pode encontrar na hora de fechar um negócio.

O que, em outro momento, poderia ser representado por uma pessoa que saía de casa para procurar por um serviço, hoje, com algumas pesquisas no Google, é possível obter resultados ainda mais qualificados.

Por isso, é imprescindível que se compreenda quais são as vantagens de se adotar cada tipo de canal para vendas.

Se, porventura, uma empresa que vende letra caixa com led interno para comércios estiver procurando se inserir no ambiente digital, é importante que alguns fatores sejam considerados.

O primeiro ponto que precisa ser reconhecido é a natureza da empresa que está buscando anunciar. A partir disso, reconhecer os mecanismos de acesso daquele público-alvo no ambiente digital é imprescindível.

Todos esses aspectos devem convergir para uma boa experiência do usuário na hora da efetivação da compra.

Além disso, manter um canal de comunicação sempre aberto para com os clientes daquele estabelecimento é fundamental. Primeiramente, porque podem surgir algumas dúvidas quanto ao uso dos produtos vendidos pela loja.

Há, também, a possibilidade de alguns defeitos surgirem e, por isso, o cliente precisar entrar em contato.

E, o mais importante de tudo, ter um canal para efetuar a revenda de produtos e oferecimento de outros pode garantir que a empresa não precise investir tanto na busca por novos leads.

Quais canais aplicar?

Como mencionado anteriormente, é preciso compreender quais a natureza do negócio e dos clientes para melhor aplicar o uso de um canal de vendas. No entanto, detalhar quais são as principais características de cada um deles é importante para adotar.

Por exemplo, se a natureza do público-alvo for a busca por colégio particular mais próximo fica claro qual o tipo de canal usar.

Nesse caso, pela especificidade do tipo de busca, é possível encontrar no Google ADS as características mais adequadas para o anúncio.

Isso se dá pelo caráter de aproximação geográfica que essa ferramenta pode proporcionar para os usuários.

Dito isso, é importante seguir com algumas dicas de como utilizar cada um dos canais disponíveis na internet.

Marketplace

O marketplace consiste em ser uma ferramenta disponibilizada por grandes plataformas que servem como uma grande vitrine.

Sua principal vantagem é que, a partir dele, a empresa anunciante consegue comungar da credibilidade que a marca da plataforma tem.

Se, porventura, uma empresa que fornece insumos para fechamento em vidro estiver anunciando em uma dessas plataformas, o usuário final pode fazer a conexão dessa grande marca com o produto ali anunciado.

Esse efeito pode trazer alguns benefícios para a empresa e, portanto, esse ponto deve ser considerado.

É importante, ao optar por esse tipo de plataforma, que a descrição e as fotos dos produtos estejam bem detalhadas. Quanto mais informações, melhor o cliente vai conseguir perceber a marca e, com isso, considerar comprá-la.

Essa dica é útil porque, apesar de ser muito difundido, o marketplace é, também, um ambiente de ampla concorrência.

Google Ads

A plataforma do Google Ads tem como objetivo efetuar a venda de anúncios pagos por palavras-chave. Com isso, é possível que a empresa anunciante consiga aparecer de forma destacada para o usuário que efetuar alguma pesquisa relacionada.

Supondo que uma empresa de aluguel de caçamba basculante esteja procurando se posicionar dentro de seu mercado, a partir da compra das palavras exatas, o anunciante pode aparecer de forma destacada na pesquisa.

Para o uso dessa ferramenta, é preciso que se compreenda toda a dinâmica dos usuários que podem vir a se tornarem leads.

Para isso, a Google disponibiliza uma plataforma chamada Google Trends que mostra quais são os termos mais utilizados pelos usuários.

Redes sociais

Esse é um dos pontos que os usuários têm mais familiaridade, uma vez que grande parte do tempo de tela dedicado no dia a dia por eles é no uso das redes sociais.

Ou seja, há, em grande medida, uma oportunidade de ouro para as empresas serem notadas nesse ambiente.

Se, porventura, uma lanchonete estiver buscando como se posicionar frente aos seus clientes, essa pode ser a solução. Isso acontece pela capacidade de segmentação que essas redes têm e, por isso mesmo, é possível especificar cada vez mais um público.

Para que o uso dessas ferramentas seja efetuado de forma correta, é preciso que se entenda quais são as características do público.

Não há, portanto, espaços para generalismos. É preciso segmentar cada vez mais o grupo de pessoas que serão atingidas.

Por isso, essas plataformas permitem que alguns pontos de seleção sejam feitos como, por exemplo, a orientação por idade, gênero, localização e, até mesmo, páginas curtidas ou seguidas.

Considerações finais

Em virtude do que o artigo abordou, fica claro a grande capacidade que os canais de vendas online têm de proporcionar a um negócio um aumento significativo de vendas.

Por isso, entender qual a natureza do negócio a ser publicitado e do público a ser atingido, é tão importante.

Além disso, a partir desse entendimento, agora, é preciso considerar quais são os mecanismos que serão utilizados para a consagração desses objetivos.

Seja no Google Ads, marketplace ou nas redes sociais, algumas dicas precisam ser levadas em consideração para que não se perca a potencialidade dessas estratégias.

Por fim, os canais de vendas onlines podem ser a grande solução para as empresas que precisam comercializar os seus produtos ou serviços no ambiente digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.