Escolha uma Página

Diante das estratégias de marketing digital, como anúncios, campanhas e diversos investimentos que sua empresa realiza, ter um acompanhamento em relação a essas ações é algo fundamental, e aí que entra o CAC, o custo de aquisição de clientes.

O custo de aquisição de clientes é caracterizado como uma métrica de marketing que tem um papel fundamental ao traduzir o desempenho financeiro da sua empresa em relação à conquista dos clientes.

Assim, ao realizar esse cálculo sua empresa consegue entender as estratégias que estão dando certo, realizando um reparo dos erros de uma forma muito mais eficaz e tendo uma evolução e crescimento constante em relação às suas ações.

Dessa forma, a importância dessa métrica é totalmente considerável pois ela traduz o desempenho financeiro do seu negócio, gerando uma consciência que se torna fundamental ao considerar as ações e estratégias desenvolvidas para a conquista dos clientes.

Por isso, para que se tenha resultados positivos em sua empresa de camisas de silicone, considerar essa métrica é um passo necessário e que tende a fazer toda a diferença.

Afinal, ao saber quanto cada cliente está custando para a sua empresa se entende a eficácia do marketing digital em seu negócio, gerando ajustes totalmente precisos em direção ao sucesso.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o custo de aquisição ao cliente, evidenciando a sua significação, como realizar seu cálculo, como saber se o CAC da sua empresa está adequado e principalmente a sua importância. Vamos lá!

O que é o custo de aquisição dos clientes?

O custo de aquisição de clientes ou também conhecido como CAC é caracterizado como uma métrica que tende a mostrar o quanto um negócio está investindo para a conquista de cada cliente.

Assim, ao aplicar essa métrica por exemplo, em um fornecedor de biscoito de polvilho, se considera desde os primeiros momentos como a atração de visitantes,  a nutrição dos leads ou até mesmo o fechamento da compra.

Dessa forma, se entende o quanto sua empresa está sendo eficaz diante das estratégias e contatos com o público, gerando uma consciência e fazendo com que o reparo dos erros se faça de uma forma muito mais precisa.

Entretanto, um ponto importante para que o CAC possa ser calculado de uma forma eficaz é ter um controle em relação aos investimentos e ações que sua empresa realiza, pois assim os cálculos se tornam muito mais práticos.

Com isso, quanto mais prático e eficaz for o cálculo do CAC da sua empresa, mais rápido se torna os ajustes a serem feitos, tendo uma melhora nessa métrica e estabelecendo um ambiente de constante evolução.

Por isso, esse cálculo deve ser realizado até mesmo com uma frequência mensal, fazendo com que os investimentos para a atração dos clientes possam ser realizados com muito mais consciência e eficácia.

Como realizar o cálculo do CAC?

Por mais que quando se pensa em um cálculo muitas vezes imaginamos questões complexas e que tendem a ser quase uma missão impossível, a realização do cálculo do CAC é simples e totalmente prática.

Assim, ao buscar aplicar esse cálculo em um serviço de guincho, basta dividir a soma dos investimentos realizados para adquirir um cliente, pelo número de clientes conquistados no tempo em questão.

Por exemplo, vamos supor que o seu negócio investiu cerca de R$4.000 na área de marketing, e nesse período conquistou cerca de 40 clientes novos, dessa forma o CAC da sua empresa se mostra em R$100,00.

Sendo assim, para cada cliente conquistado sua empresa gasta em média cerca de R$100,00 com estratégias em marketing. Dessa forma cabe aos gestores avaliarem se esses valores estão bons e como eles podem ser melhorados ainda mais.

Além disso, quanto mais baixo for o CAC da sua empresa mais eficaz são suas estratégias de marketing,  por isso é extremamente essencial que a sua empresa continue buscando formas de tornar as estratégias precisas e reparar os erros que estão sendo cometidos.

Para simplificar, a fórmula a ser aplicada para ter o CAC da sua empresa a disposição é caracterizado como:

CAC = Soma dos investimentos / Número de clientes adquiridos 

Entretanto, um ponto de atenção ao calcular o CAC desde um atacadista de peixes a uma empresa de publicidade é que por mais que a fórmula seja fácil é preciso ter muito cuidado em alguns pontos para que ele não mascare a realidade.

Logo, ao ter esses pontos a disposição já se entende o quanto o CAC é um cálculo necessário e totalmente importante, pois sua empresa consegue ter um parâmetro em relação aos seus investimentos e ações.

Importância estratégica do CAC

Como foi visto um dos dados básicos e mais evidentes ao considerar o cálculo do CAC é justamente em relação a quanto sua empresa gasta para adquirir um cliente, entretanto essa métrica pode ser crucial para a tomada de decisões estratégicas em seu negócio.

Esse cálculo pode evidenciar por exemplo que o seu CAC não está satisfatório, gerando um alerta em relação à saúde do seu negócio e fazendo com que ações possam ser implantadas com muito mais eficácia.

Assim, quanto antes for realizado esse cálculo, mais cedo sua empresa tende a reparar os erros que estão sendo cometidos, gerando uma melhora totalmente considerável diante do seu desempenho.

Pois de nada adianta realizar uma série de investimentos se realmente eles não estão dando os retornos consideráveis, por isso estar sempre acompanhando as ações realizadas é um passo necessário e que faz toda a diferença.

Por exemplo, ao imaginar a aplicação do CAC em um distribuidor de seringas descartáveis, ela aponta para duas perspectivas que são essenciais, sendo elas: a otimização dos investimentos e a geração de novos clientes.

Por isso, a importância do CAC é algo totalmente considerável, pois ele tende a auxiliar sua empresa a entender o momento em que ela está, gerando essa consciência e ações muito mais impactantes.

Dessa forma, as empresas que não realizam esse cálculo podem ter dificuldades totalmente consideráveis em relação aos investimentos e principalmente em relação à saúde financeira do seu negócio.

Como melhorar o CAC da sua empresa 

Como está sendo mostrado, melhorar o CAC da sua empresa condiz com um crescimento totalmente considerável, pois esse cenário demonstra que as estratégias de marketing estão dando muito mais resultados.

Assim, para que o CAC por exemplo, de uma fábrica de lacres de segurança esteja positivo, é necessário que esse número seja reduzido, afinal quanto menos se gasta mais eficaz se mostra suas estratégias.

Entretanto, diminuir esses números não é uma tarefa tão simples como se imagina, por isso para te auxiliar veja algumas ações que podem ser tomadas para melhorar o CAC da sua empresa.

  • Implementar o inbound marketing;
  • Investir em marketing de conteúdo;
  • Investir em automação de marketing;
  • Estabelecer metas.

Logo, ao destacar essas ações já se tem em mente de uma maneira prévia o que deve ser feito para melhorar o CAC, porém para que fique claro, confira as características e informações de cada ponto e estabeleça em sua empresa estratégias cada vez mais eficazes.

Implementar o inbound marketing 

Quando se pensa no inbound marketing ele se mostra uma estratégia totalmente precisa ao considerar resultados previsíveis, escaláveis e a longo prazo. Assim, para que o CAC possa ser reduzido, aplicar essa metodologia é um passo necessário.

Diferente muitas vezes do que se imagina, o inbound marketing não visa atrair consumidores através somente de anúncios, essa estratégia tem como seu principal foco atrair os consumidores por meio de conteúdos relevantes.

Assim, ao aplicar o inbound marketing, por exemplo, em um fabricante de casinhas plásticas para cachorro, vai à contramão de mídias pagas, tendo como foco a criação de conteúdos e informações relevantes e extremamente valiosas.

Com isso, sua empresa tende a conquistar o público de maneira orgânica, mantendo um padrão de qualidade essencial altíssima e fazendo com que seus clientes sejam fidelizados e se tornem até mesmo divulgadores da marca.

Investir em marketing de conteúdo 

Para que o inbound marketing tenha seu funcionamento de uma forma totalmente eficaz, o marketing de conteúdo precisa ser aplicado da melhor forma possível, pois ele é a base do inbound.

Ao criar conteúdos valiosos e que sempre solucionam os problemas dos seus clientes, de fato as experiências tendem a ser totalmente positivas, gerando um diferencial a sua empresa.

Por isso, assim como um controladoria empresarial tende a ser fundamental em um negócio, o marketing de conteúdo também tende a ser fundamental diante de um relacionamento com o público, gerando muito mais confiança e atração.

Investir em automação de marketing 

Ao automatizar algumas funções e questões básicas do dia a dia, como o envio de e-mails e o atendimento inicial dos clientes, os colaboradores tendem a ter muito mais foco diante de tarefas mais complexas.

Por isso, ao sua empresa automatizar algumas funções, as equipes se tornam muito mais produtivas, direcionando os seus esforços para tarefas mais demoradas e que demandam mais atenção.

Estabelecer metas 

Para que os colaboradores saibam onde a sua empresa pretende chegar e quais são os números que se buscam através do CAC, nada melhor do que estipular metas e ter um foco diante das ações realizadas.

Quando se define as metas para a aquisição de clientes, todas as equipes e setores tendem a dedicar o máximo do seu esforço para que os resultados pretendidos possam ser alcançados.

Por isso, ao ter essas informações a disposição, chegou o momento de calcular o CAC, estipulando melhorias e tendo muito mais eficácia em relação aos investimentos e ações da sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.