Buzz Marketing e Marketing Viral: Quais as diferenças?

Antes do surgimento das técnicas de marketing digital, o boca a boca era a chave para o reconhecimento da marca. Já na era digital, a palavra viaja na velocidade da luz, tudo por conta da ascensão das mídias sociais. 

Através desse fenômeno, nasceram o marketing viral e o buzz marketing. A questão é: como os profissionais usam cada estratégia? E há diferença entre ambas? É isso que veremos a partir de agora!

O que é buzz marketing?

Seja você dono de uma empresa de brinquedos, de blindagem de carros ou qualquer outra, é essencial saber que o buzz marketing é uma técnica usada para maximizar o poder de uma campanha ou produto no ‘boca a boca’. 

Essas conversas podem acontecer tanto online quanto offline. Quando bem feitas, elas podem aumentar o tráfego do site, gerar mais seguidores e, claro, impactar nas vendas e nos leads.

E ela pode vir de uma frase, um slogan, um anúncio ou alguma outra tática inteligente, usada para fazer as pessoas propagarem seu nome. 

Uma visão mais aprofundada do marketing viral

O marketing viral é uma estratégia que também se baseia, principalmente, nas redes sociais, mas serve para divulgar a mensagem de uma empresa. Se usá-la de forma eficaz, irá aumentar muito o número de compartilhamentos e visualizações que suas campanhas e o envolvimento do público.

Esta técnica não é fácil de implementar e existem vários pré-requisitos para seu sucesso, que são tão fundamentais quanto um compressor de ar odontológico é para um consultório dentário. Dentre eles, temos:

  • Apelo para as emoções: Uma mensagem viral sempre aborda uma emoção específica. Portanto, crie a frase ou o vídeo de uma forma que provoque um certo sentimento;
  • Sem obstáculos para a mensagem: A mensagem viral de sucesso viaja rapidamente por diferentes plataformas de mídia social.

As ferramentas de monitoramento permitem que você acompanhe o desempenho de seus esforços de marketing, recebendo alertas em tempo real e relatórios personalizáveis.

Principais diferenças entre Buzz Marketing e Marketing Viral

A principal diferença entre marketing viral e buzz marketing é como as mensagens atingem o público-alvo. Com o marketing viral, textos e vídeos ganham força lentamente. Por outro lado, com o buzz marketing, são enviadas para um grande público de uma só vez.

Outro ponto vem da organização, pois embora o marketing viral depende, principalmente, das mídias sociais, as campanhas de buzz marketing ocorrem em torno de um evento e isso pode atingir milhões de pessoas.

No fim das contas, assim como um filtro coalescente, esses conceitos se manterão como duplas funções dentro da estratégia geral. Embora o marketing viral e o buzz marketing tenham o mesmo objetivo, a escolha de qualquer uma dessas estratégias dependerá da rapidez com que queira que sua mensagem se espalhe.

No final, são altamente eficazes e exigem conhecimento no campo de marketing. Por isso, fazer a contratação de um profissional pode ser útil para uma gestão assertiva e com economia de tempo e dinheiro!

O que achou do texto de hoje? Curtiu saber mais sobre o Buzz Marketing e Marketing Viral? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notícias do Blog


Conheça nossos serviços

Estamos aqui para fazer você crescer com as melhores estratégias do mercado. Juntos vamos transformar esse negócio!


Desbloqueie sua capacidade de criar sites profissionais!

Venha fazer uma CONSULTORIA DE CRIAÇÃO DE SITE com duração de 1h30min E APRENDA de uma vez por todas a criar sites verdadeiramente elegantes, que vendem e lotam sua agenda. Comece Agora!

​Atenciosamente,

Claudio Camargo
novos negócios
claudiocamargo.com.br
WhatsApp: (19) 99182-9137

AgDSN Agência
Marketing e Estratégia
agdsn.com.br
Campinas • São Paulo • 🇧🇷