Escolha uma Página

Antes do surgimento das técnicas de marketing digital, o boca a boca era a chave para o reconhecimento da marca. Já na era digital, a palavra viaja na velocidade da luz, tudo por conta da ascensão das mídias sociais. 

Através desse fenômeno, nasceram o marketing viral e o buzz marketing. A questão é: como os profissionais usam cada estratégia? E há diferença entre ambas? É isso que veremos a partir de agora!

O que é buzz marketing?

Seja você dono de uma empresa de brinquedos, de blindagem de carros ou qualquer outra, é essencial saber que o buzz marketing é uma técnica usada para maximizar o poder de uma campanha ou produto no ‘boca a boca’. 

Essas conversas podem acontecer tanto online quanto offline. Quando bem feitas, elas podem aumentar o tráfego do site, gerar mais seguidores e, claro, impactar nas vendas e nos leads.

E ela pode vir de uma frase, um slogan, um anúncio ou alguma outra tática inteligente, usada para fazer as pessoas propagarem seu nome. 

Uma visão mais aprofundada do marketing viral

O marketing viral é uma estratégia que também se baseia, principalmente, nas redes sociais, mas serve para divulgar a mensagem de uma empresa. Se usá-la de forma eficaz, irá aumentar muito o número de compartilhamentos e visualizações que suas campanhas e o envolvimento do público.

Esta técnica não é fácil de implementar e existem vários pré-requisitos para seu sucesso, que são tão fundamentais quanto um compressor de ar odontológico é para um consultório dentário. Dentre eles, temos:

  • Apelo para as emoções: Uma mensagem viral sempre aborda uma emoção específica. Portanto, crie a frase ou o vídeo de uma forma que provoque um certo sentimento;
  • Sem obstáculos para a mensagem: A mensagem viral de sucesso viaja rapidamente por diferentes plataformas de mídia social.

As ferramentas de monitoramento permitem que você acompanhe o desempenho de seus esforços de marketing, recebendo alertas em tempo real e relatórios personalizáveis.

Principais diferenças entre Buzz Marketing e Marketing Viral

A principal diferença entre marketing viral e buzz marketing é como as mensagens atingem o público-alvo. Com o marketing viral, textos e vídeos ganham força lentamente. Por outro lado, com o buzz marketing, são enviadas para um grande público de uma só vez.

Outro ponto vem da organização, pois embora o marketing viral depende, principalmente, das mídias sociais, as campanhas de buzz marketing ocorrem em torno de um evento e isso pode atingir milhões de pessoas.

No fim das contas, assim como um filtro coalescente, esses conceitos se manterão como duplas funções dentro da estratégia geral. Embora o marketing viral e o buzz marketing tenham o mesmo objetivo, a escolha de qualquer uma dessas estratégias dependerá da rapidez com que queira que sua mensagem se espalhe.

No final, são altamente eficazes e exigem conhecimento no campo de marketing. Por isso, fazer a contratação de um profissional pode ser útil para uma gestão assertiva e com economia de tempo e dinheiro!

O que achou do texto de hoje? Curtiu saber mais sobre o Buzz Marketing e Marketing Viral? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.