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O mundo digital está cada vez mais se expandindo e, assim, o comportamento do usuário também vem mudando. Esse histórico de comportamento online é fruto do grande volume de informações que são gerados, dessa forma, o big data visa analisar essas informações.

O termo está diretamente relacionado aos dados que pessoas e empresas geram todos os dias. Estima-se que 2,5 terabytes de dados são gerados todos os dias.

Essas informações não são apenas organizacionais, para as empresas, refletem o comportamento dos clientes em potencial e que pode ser usado para criar produtos, serviços e até ofertas baseadas justamente neste comportamento.

Hoje em dia, o big data é praticamente uma mina de ouro para os diversos segmentos de negócio, pois quando se trata de informações relevantes sobre os usuários, saber mais sobre eles possibilita criar estratégias baseadas em seus gostos, modo de agir e desejos.

Definição de big data

Em uma definição objetiva, big data se refere à organização de grandes quantidades de dados. Inclusive, a tradução direta pode ser definida como “megadados”.

Dessa forma, com as novas mídias digitais que parecem gerar dados diariamente, a quantidade de informações que chegam aumentou significativamente, tornando necessário organizar esses dados de forma estratégica.

Quando se fala em big data, é importante ressaltar que essas informações podem ou não ser estruturadas e estimular o cruzamento de informações para derivar insights e decisões estratégicas para a empresa.

Portanto, por meio do big data, é possível entender a análise da situação do mercado, a satisfação com a marca e as necessidades de públicos específicos.

Está tudo claro à primeira vista. Afinal, hoje, a maioria dos dados é armazenada e protegida na nuvem. Dessa maneira, auxilia na sua análise e uso na tomada de decisão de, por exemplo, uma pequena assistência técnica ar condicionado portátil.

Esses dados são uma coleção de informações de fontes tradicionais e digitais dentro e fora das empresas e representam uma fonte de descoberta e análise contínuas.

Enquanto a mídia digital domina o acúmulo de dados, grandes empresas dizem que não devem deixar de fora informações de compras e vendas, registros financeiros e canais de interação não digital, como call centers e até mesmo telemarketing.

Como surgiu o big data?

O conceito de big data é muito mais antigo do que se imagina, Afinal, não é só agora que grandes quantidades de dados são gerados.

No entanto, o conceito assumiu uma nova abordagem no início dos anos 2000, quando Doug Laney escreveu um artigo que separa a ideia em 5 Vs. São eles: 

  • Volume;
  • Velocidade;
  • Variedade;
  • Variabilidade;
  • Vínculo.

Essa é a definição de big data mais conhecida atualmente, e devido a crescente disponibilidade de dados e modelos de negócios imediatos tornam indispensável a análise em tempo real de grandes quantidades de dados.

Essa é a maior diferença entre aplicar a filosofia de banco de dados em uma empresa e armazenar informações sem nenhuma organização ou análise.

Afinal, como funciona?

Big data se trata de um recurso tecnológico que organiza, lê e interpreta dados para fornecer insights às empresas.

Portanto, é preciso enfatizar que tal solução pode gerar uma vantagem competitiva significativa para uma empresa que realiza lavagem de tapetes e que precisa ficar à frente de seus concorrentes.

Dito isso, tomar decisões confiantes em situações adversas, favorecer estratégias de marketing e muitos outros usos serão favorecidos devido à grande quantidade de dados disponíveis.

É preciso levar em conta que existe todo um ecossistema de recursos, sistemas e usuários a serem considerados. Essas tarefas podem ser condensadas em três responsabilidades principais: integração de dados, gerenciamento de dados e análise de dados.

Integração de dados

Em poucas palavras, uma estratégia de big data é uma iniciativa para, por exemplo, ajudar uma empresa de frete mudança interestadual, a supervisionar e melhorar a maneira como ela adquire e utiliza os dados dentro e fora de sua organização.

Uma estratégia de big data estabelece a base para o sucesso dos negócios em grandes quantidades de dados.

Ao desenvolver uma estratégia, é importante considerar as metas e planos técnicos e de negócios existentes e futuros.

Isso requer o tratamento de big data como qualquer outro ativo comercial valioso, não apenas um subproduto ou subsetor. Em vez disso, deve ser parte integrante do planejamento estratégico da empresa.

Gerenciamento de dados

A computação moderna fornece uma velocidade, potência e flexibilidade que são extremamente necessárias para acessar grandes quantidades de informações de forma simples e rápida.

Além do acesso confiável, as empresas precisam de maneiras de integrar dados, garantir a qualidade dos dados, fornecer governança e armazenamento de dados e preparação para análise.

É o sistema de gestão que preenche as lacunas entre departamentos, dispositivos e equipamentos e centraliza os dados de negócios.

Isso significa que um espaço para eventos que faz locação de espaço para festa de casamento pode gerenciar de forma mais controlada todas as informações referentes a nomes, datas e quantidade de pessoas que o evento irá receber.

Isso facilita na organização e histórico de dados para que tudo seja feito da forma mais correta possível. Tudo depende das condições e objetivos do negócio.

Análise de dados

Com uma tecnologia poderosa, as organizações podem analisar todos os dados e determinar quais dados são relevantes antes da análise.

É através dessa análise de dados que empresas podem obter valor dos dados que possuem e assim tomar decisões inteligentes baseado nisso.

Para se manter competitiva, uma empresa que realiza projeto de quiosque de madeira precisa saber aproveitar todo o valor do big data e, dessa forma, analisar e operar os dados com base em informações apresentadas.

Assim, o big data permite que a empresa realize movimentos analíticos dentro de seu mercado de atuação. Porém, em suma, negócios que implementam essa análise de dados têm maior desempenho e tendem a ter lucros muito mais expressivos.

Saiba como aplicá-lo de forma correta

O que torna o big data tão bem-sucedido hoje é sua aplicação em vários contextos. É possível ver o uso da análise de grandes quantidades de dados para diferentes propósitos, muitos dos quais estão relacionados à atingir melhores resultados rentáveis ​​para empresas.

Essas aplicações variam de setor para setor, mas, de forma geral, seu valor vem da análise e compreensão dos dados armazenados para melhorar alguns aspectos dentro e fora das organizações.

Perfil do usuário

Com base no histórico de compras, interações e sessões de atendimento, o sistema pode prever, por exemplo, a probabilidade de um cliente solicitar o cancelamento dos serviços contratados.

No marketing, o big data pode ser a fonte para análises preditivas, que visam prever como os clientes responderão a determinadas estratégias.

Por exemplo, uma empresa de móveis planejados pode amplificar uma mensagem e otimizar anúncios para gerar mais conversões e vendas de uma sala planejada apartamento pesquisando qual forma de comunicação ressoa melhor com seu público.

Trabalho de logística

Na logística, o uso da análise de dados pode ajudar a melhorar a eficiência e determinar a melhor rota para levar os produtos de A para B.

O transporte pode ser otimizado e os riscos nessa área melhor gerenciados. Da mesma maneira, uma empresa de eventos que fornece aluguel de pula-pula consegue prever a necessidade de preparação de inventário e despachar os itens mais rapidamente.

Melhoria de preços

O uso de um sites que processa e analisa dados pode fazer com que seja muito mais simples definir otimizações dinâmicas de preços para produtos e principalmente serviços.

Portanto, o sistema pode não apenas definir valores estáticos, mas também analisar questões de concorrência, preferências do usuário, contexto socioeconômico e outras variáveis ​​para alterar os preços, se necessário.

Essas ações são realizadas para maximizar as vendas e a lucratividade em tempo real. Assim, se uma pessoa pesquisar por portaria remota valor, uma empresa de monitoramento que está utilizando o big data poderá ter mais chances de fechar negócio.

Comportamentos de compras

Os hábitos de compra dos clientes podem ser analisados ​​por meio de big data em sites e e-commerce. Os dados permitem criar promoções mais assertivas com base em tendências e personalização.

Tudo isso leva em consideração o comportamento dos clientes no site, como onde eles clicam mais, quanto tempo passaram em uma página, conteúdo mais visto, produtos que geram vendas e muitos outros insights preciosos.

Considerações finais

A ideia do big data visa transformar todas as informações que uma empresa coleta, em valiosas oportunidades para fechar mais negócios.

Isso porque as possibilidades de aumentar o faturamento e se manter dominante no mercado através da coleta e análise de dados de potenciais e atuais clientes cativa a ideia de muitos empresários.

Para ter sucesso nessa empreitada, é preciso entender como aplicar bem o conceito de big data no segmento de negócio da empresa e, assim, gerar mais oportunidades de melhorar processos internos e externos para atingir os objetivos que se deseja.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.