Você já deve ter ouvido aquela frase “quem tem informação tem poder”, certo? Bom, no mundo dos negócios, ela é ainda mais verdadeira. Para que decisões assertivas sejam tomadas, mais do que nunca os gestores precisam de informações certas e no momento certo. 

Pensando no fluxo de trabalho de muitos negócios, normalmente nos deparamos com diferentes departamentos trabalhando com softwares de fabricantes distintos. Essa polarização de ferramentas dificulta o controle de dados, acesso a números de crescimento e até questões fiscais pela falta de comunicação entre os sistemas.

Antes de iniciarmos o conteúdo destacando os benefícios de um ERP, precisamos definir o que é um ERP e qual a sua função. Pois bem, a sigla ERP significa “Enterprise Resource Planning”, ou sistema de gestão integrado. Essa tecnologia auxilia o gestor da empresa a melhorar os processos internos e integrar as atividades de diferentes setores, como vendas, finanças, estoque e recursos humanos. Podemos comparar o sistema ERP a Conectores elétricos, pois o mesmo interliga os setores como o supracitado.

O seu objetivo principal é condensar estas informações, centralizando-as. Com isto facilita a comunicação de modo geral em todos os setores da empresa, como o de vendas e o contábil, por exemplo, ou o de produção com o setor de estoque.

Agora que já sabemos o que é um sistema de ERP e qual sua função, destacamos a seguir alguns benefícios deste sistema a serem considerados em uma empresa.

Integração de todas as áreas da empresa e redução dos custos de forma geral, através da otimização de processos. Como falado anteriormente, é possível integrar todas as áreas de uma empresa no sistema ERP. Com ele,  você substitui todos os softwares, aplicativos de relatórios, contábeis, por um único sistema, gerando mais praticidade, eficiência e confiabilidade de informações.

Dada a rapidez no processamento dos dados que se tornam mais precisos e confiáveis, você evita desperdícios de matéria-prima, por exemplo, evita retrabalhos, corrige processos que possam ter iniciado de forma errônea a tempo e muito mais. E esse sistema pode ser aplicado em qualquer área do mercado, seja de maquiagem ou de Placa Solar.

E o que isso representa? Representa, como resultado final, uma significativa redução de custos para a empresa.

Com a rapidez e confiabilidade nas informações, todos os processos são otimizados quase que automaticamente, evitando desta forma, desperdício, ocasionando no ganho de tempo onde as tomadas de debcisão são feitas mais rapidamente. E qual o resultado destas ações? Maior lucro e menos gastos. Ousamos comparar a inovação deste sistema a uma Pintura Epóxi, pois este irá polir os processos para que não haja abertura para erros.

Controle de gestão, backup e segurança dos dados

O acesso às informações entre os gestores é mais rápido e confiável. Geração de análise de relatórios, informações em tempo real, acessos online de qualquer lugar. Uma eficaz gestão empresarial, permitindo aos gestores o foco na expansão organizacional, ou seja, de seus negócios. 

Os backups destes dados são feitos de forma segura, principalmente considerando a computação em nuvem. Ter um sistema ERP significa que apenas as pessoas autorizadas irão acessar os dados financeiros sobre a empresa, o que evita ataques hackers e também o acesso de colaboradores não autorizados.

A adaptação dos colaboradores se torna mais simples

A implementação de um ERP pode levar à necessidade de adequação da rotina de trabalho por vários motivos, seja pelo uso da equipe de um sistema  anterior ou porque a companhia está começando a atuar de forma digital.

Nesse caso, o sistema ERP traz outro benefício, ele facilita a fase de transição, pois é menos complexo quando comparado com o trabalho que já era feito anteriormente e seus padrões.

A consequência disso é uma série de respostas positivas, como a motivação da equipe, pois o processo em si, é mais leve, gerando maior interesse no entendimento sobre a nova ferramenta, além de  contribuir para resultados mais satisfatórios.

Com dados guardados na nuvem, o acesso, tanto por parte dos colaboradores da empresa como por parte da gestão, podem ser realizados mais rápida e facilmente de diversos dispositivos e em qualquer lugar do mundo. Seria como um Rack outdoor, armazenando as informações e distribuindo de forma mais eficaz quando solicitado. O acesso é super fácil, através da internet, de forma rápida e segura.

E aí, deu para compreender um pouco melhor sobre o ERP e seus benefícios?

Esse artigo foi escrito por um criador de conteúdo do Soluções industriais.