Escolha uma Página

Você já parou para pensar o que faz um site aparecer no topo das pesquisas do Google e outro ficar nas últimas páginas? Afinal, como saber o que é bom ou não? Existe uma fórmula mágica? Quem trabalha com marketing ou conhece sobre SEO, já deve saber a resposta, todo esse ranqueamento é feito graças ao algoritmo do Google.

Ele serve para filtrar e identificar os conteúdos postados dentro da plataforma, e ranquear-los de acordo com a sua qualidade, isso visa melhorar a experiência do usuário, e faz com que ao fazer uma pesquisa de um tema como “outsourcing de impressão”, ele possa receber as melhores opções disponíveis de conteúdo referentes ao tema. 

Então, para manter o algoritmo sempre em plena funcionalidade, o Google realiza atualizações constantes nele que costumam mudar bastante e visam melhorar ainda mais a experiência de forma geral, e um dos mais importantes já lançados foi justamente o Panda.

No texto de hoje, iremos mostrar mais sobre essa atualização que mudou completamente o algoritmo do Google e é considerada como uma das mais importantes da história da plataforma, confira!

O que é o Panda update?

O Panda Update é uma atualização do algoritmo do Google lançada em 2011, com o principal objetivo de classificar os sites da web de acordo com a qualidade e a relevância dos conteúdos, ela afetou quase 12% dos resultados de pesquisa, penalizando sites que apresentavam conteúdos de baixa qualidade. 

O seu nome é uma homenagem ao engenheiro Navneet Panda, que foi crucial para que a atualização entrasse no ar, desde então, seu principal objetivo é justamente esse, melhorar a qualidade dos conteúdos penalizando sites que são ruins, conteúdos fracos ou até mesmo que são copiados de outras páginas. 

O Google tem mais de 46 bilhões de páginas indexadas, e 80% dos sites atingidos pelo Panda ainda tentam se recuperar mesmo depois de 12 anos, é graças a ela que você vê mais sobre equipamentos de combate a incêndio de maneira qualificada, com um conteúdo realmente relevante. 

O que a atualização Panda mudou no Google?

De maneira geral, podemos afirmar que a atualização Panda mudou praticamente tudo dentro do Google, ela foi considerada a primeira grande atualização com foco em qualidade de conteúdo e punição para sites que postaram algo relativamente mais fraco e desinteressante, após o Panda, várias outras atualizações vieram para melhorar a experiência, mas foi ele o marco inicial de tudo isso. 

Dessa forma, a maneira como os sites produziam conteúdo mudou por completo, começou a se valorizar o conteúdo de boa qualidade, os links externos e internos para complementar o conteúdo, a análise das métricas e a utilização das redes sociais, além de praticamente inibir o uso de conteúdo duplicado, erros de ortografia e otimização excessiva. 

Assim, o Panda mudou a forma como os sites postaram conteúdo dentro do Google, obrigando eles a atuarem de forma limpa, visando sempre trazer um qualidade e relevância para o usuário, sem a utilização de trapaças, cópias ou qualquer outro fator. 

Quais foram os impactos causados pelo Panda?

O Panda Update é considerado uma das maiores, se não a maior atualização de algoritmo da história do Google, isso porque como citamos acima, ele é considerado um verdadeiro divisor de águas, punindo conteúdos ruins e ranqueando de acordo com a qualidade e relevância. 

Após o Panda, várias outras atualizações foram colocadas em prática, mudando e melhorando mais ainda a experiência do usuário, existe praticamente, ao menos uma atualização de algoritmo desde 2011, mas é claro que isso se deve muito a quem deu o primeiro passo. 

Essa atualização é o lacre de segurança inicial, garantindo a justiça dentro da plataforma e beneficiando conteúdos realmente de qualidade e punindo aqueles que só “postam por postar”. 

O que achou do texto de hoje? Já conhecia o Panda? Então comente abaixo sua opinião sobre ele e fale para a gente, qual atualização do Google você acha mais importante, não se esqueça de compartilhar esse conteúdo caso tenha curtido, até a próxima!


Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.