Criar uma campanha de marketing é sempre uma tarefa desafiadora para qualquer empresa, afinal, ninguém quer montar uma estrutura mal desenvolvida ou que tenha um desempenho abaixo do esperado, certo? Então para que isso não aconteça, é preciso acima de tudo, saber quais os melhores caminhos e ações que devem ser seguidas dentro da sua estratégia de marketing. 

Muitas pessoas se preocupam demais na criação da campanha e acabam esquecendo do seu desempenho, das suas métricas e até mesmo dos dados coletados de campanhas anteriores e até das estratégias atuais, como está o seu desempenho? Quais KPIs devem ser analisados? Como andam as suas estratégias?

É preciso entender que para conseguir otimizar suas campanhas, assim como a realização de um serviço como a manutenção de um umidificador industrial, é necessário compreender as mudanças que precisam ser feitas, as peças danificadas para aí sim, iniciar o processo de correção, e o mesmo se aplica dentro das estratégias de marketing. 

No texto de hoje, iremos mostrar tudo sobre a análise de métricas e dados para aprimoramento de estratégias de marketing, quais os melhores caminhos? Por que esse é um conceito tão relevante? Bora conferir tudo isso e mais um pouco a seguir!

O que as métricas e dados representam?

Podemos dizer que as métricas e dados são tão importantes quanto o processo criativo de uma campanha de marketing ou a montagem de uma nova estratégia, saber analisar uma métrica ou um dado coletado é de suma importância para determinar o sucesso de qualquer ação. 

São justamente elas que ajudam a mensurar os resultados de uma estratégia específica ou até mesmo do marketing de forma geral dentro de uma empresa, é através dos dados que é possível entender o que está dando certo ou errado, ou até mesmo, como foi o desempenho passado de uma campanha e o que pode ou não, ser aproveitado dela em montagens futuras. 

É como na utilização de peças para empilhadeira, por exemplo, é sempre importante saber o que pode ou não ser aproveitado. Todo bom profissional de marketing sabe a importância de tomar decisões assertivas e criar estratégias que realmente tragam sucesso, porém ao invés de se basear em achismos ou suposições, a forma mais segura de fazer isso é justamente, aplicando a análise de métricas e dados. 

Através disso, é possível ter um panorama muito mais amplo e uma visão mais assertiva em torno da sua campanha, com menores graus de incerteza, um apontamento mais coeso nos pontos positivos e negativos, uma ótima assistência nas tomadas de decisões e nos investimentos e a performance geral do marketing ele especifico ou como um todo. 

Quais as principais métricas dentro de uma estratégia de marketing?

É claro que as métricas e os dados são fundamentais em uma campanha de marketing, porém, existem algumas específicas que acabam se sobressaindo mais do que as outras dentro desse nicho, em relação à campanha de marketing, algumas devem ser destacadas e são imprescindíveis em qualquer empresa. 

Entre elas, podemos destacar o ROI, os leads e a taxa de conversão, o número de visitantes, as vendas e as taxas de conversão para vendas, o CPL, o CPC e o CPA. Essas são as principais que merecem uma atenção especial. 

Porém, tudo vai depender do nicho da sua empresa e das estratégias de marketing que são executadas, uma empresa de transformador de solda que aplica serviços, provavelmente vai contar com métricas como o LTV, diferente de um negócio que trabalha apenas com a venda de produtos, vale a pena ficar de olho no tipo de estratégia antes de definir de fato suas métricas. 

Uma campanha de vendas, por exemplo, também vai ter métricas e dados diferentes de uma campanha voltada para o reconhecimento da marca, deixe tudo muito bem alinhado de maneira prévia e conheça todas as métricas e dados relevantes para o seu caso específico. 

Qual a importância de analisar métricas e dados?

Se você quer ter sucesso dentro da sua estratégia de marketing, saber analisar métricas e dados é algo quase que obrigatório, isso porque, a concorrência está cada vez maior e o público tem cada vez mais espaço de pesquisa e de conhecimento, o que faz com que as suas campanhas tenham que ser desenvolvidas de maneira ainda mais otimizada. 

É preciso alcançar a pessoa certa, no local certo e da maneira certa, e essa precisão muitas vezes só é alcançada após usar uma boa análise de métrica e dados, sendo assim, é preciso se aprimorar cada vez mais. 

Quanto mais você coleta e analisa essas informações, melhor são suas tomadas de decisão, mais assertiva são suas escolhas e mais coesa é como você aborda o seu público, o que acaba acarretando uma probabilidade muito maior de sucesso. 

Lembre-se, os dados e métricas ajudam a corrigir falhas, realizam a prevenção de erros e te trazem um sentido muito mais assertivo e eficiente dentro dos seus investimentos. 

Como elas podem ser usadas para aprimorar estratégias de marketing?

O primeiro passo é separar quais são as métricas e dados que você deseja coletar e que serão úteis para o seu negócio, de nada adianta tentar medir algo que não irá agregar valor para a sua campanha, é como se estivesse comprando um sensor de temperatura e umidade sem precisar manter a temperatura. 

Com isso definido, a análise deve ser precisa e detalhada, procure não errar e tente sempre trazer a maior precisão possível na sua coleta de dados, através disso, é possível fazer escolhas e selecionar caminhos com maior garantia de efetividade. 

Busque sempre usar esses dados e métricas ao seu favor para criar novas campanhas ou manusear as que estão em andamento, seja criterioso, cuidadoso e busque sempre se basear naquilo que já foi coletado, lembre-se de atuar com precisão e guiar suas estratégias com base no que você viu. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.