A cada dia que passa o mundo está cada vez mais digital, e quanto antes as empresas abraçarem essa nova realidade, mais fácil fica de entender o quanto a internet pode agregar para o sucesso de um negócio, por mais que você faça parte daqueles empreendedores da “velha guarda”, com um pé atrás em relação às mudanças, é necessário se adaptar e se conformar de que o futuro é cada vez mais virtual.
Hoje uma empresa que não está dentro do mercado digital está sendo deixada para trás pela concorrência, além de perder a prioridade do seu próprio público, é preciso se adaptar! Mas calma, isso não significa que você tenha que transformar todos os seus processos de uma só vez em algo digital, existem alguns detalhes que se mantém apenas no espaço físico como seu purificador de ar portátil, mas outros devem se adaptar a essa realidade, como o caso do marketing digital.
Essa é uma estratégia que consiste em auxiliar a operação de uma empresa e toda como ela se comunica utilizando plataformas digitais, como as redes sociais, a criação de sites e outros canais, com cerca de 5,3 bilhões de usuários de internet no mundo, e 183,9 milhões no Brasil (correspondente a 84,7% da população acima dos 10 anos), entrar no mundo virtual pode ser muito mais atrativo do que você imagina.
No texto de hoje, iremos contar tudo sobre o marketing digital, qual a sua importância e como ele pode impactar diretamente para o sucesso do seu negócio, bora conferir? Então vamos lá!
O que é e como funciona o marketing digital?
O marketing digital é um conceito que vem se popularizando cada vez mais com o passar do tempo, para quem não conhece, esse é um termo que se refere a utilização da internet para a divulgação e propagação de um determinado produto, serviço ou até uma marca de forma geral, utilizando os canais de comunicação digitais para realizar essa divulgação.
Por mais que muitas pessoas associam o marketing digital com o aumento das vendas, esse termo não se baseia somente nisso, o seu principal intuito é justamente utilizar diversas estratégias digitais diferentes para conseguir promover um produto, serviço ou a marca no geral.
Existem várias formas de aplicar o marketing digital, podendo criar anúncios pagos ou estar presente nas redes sociais fazendo os conteúdos orgânicos, tudo depende do intuito do seu negócio e do seu objetivo.
Marketing digital em números: qual a sua relevância
Para se ter um pouco mais de noção referente ao seu impacto, existem alguns números do marketing digital que devem ser analisados, mais de 53% da população mundial está presente nas mídias sociais, enquanto cerca de 1,3 milhões de novos usuários são inscritos diariamente nesses canais.
O Brasil tem uma média de dois celulares por habitante e cerca de 51% das pessoas só descobriram novos negócios ou produtos graças ao Google quando fizeram uma pesquisa como “sensor de temperatura e umidade”, cerca de 89% dos usuários só tomam uma decisão de compra após pesquisar dados e informações sobre uma empresa dentro da web.
93% das decisões de compra são influenciadas pelas redes sociais, 76,8% das pessoas fez uma compra após receber um e-mail marketing, já as empresas que utilizam do marketing digital possuem duas vezes mais visitantes e 4,9 vezes mais clientes.
Só por esses dados já dá para ter uma noção da relevância do marketing digital dentro de qualquer empresa, certo? Abaixo, separamos alguns outros termos que representam a importância do marketing digital para o sucesso de um negócio, confira!
Relacionamentos com clientes mais simples, funcional e bem estruturado
Um dos maiores motivos que justificam a importância do marketing digital para o sucesso de um negócio é justamente o relacionamento estabelecido com o público, com o uso dos canais digitais como forma de comunicação, toda a estrutura de relacionamento com os clientes fica mais simples, funcional e bem estruturada.
É possível passar informações, realizar posicionamentos e transmitir mensagens de uma forma mais clara e coesa, isso também faz com que a empresa se aproxime do seu público, conheça mais sobre ele e trabalhe melhor essa relação entre a marca e o consumidor.
Nos dias de hoje, as pessoas não querem apenas entrar em uma loja e comprar um produto, elas desejam ter uma boa relação, uma troca de confiança e um diálogo claro com as grandes marcas, por tanto, o marketing digital é essencial para o desenvolvimento e a ampliação desse relacionamento.
Fala com o público certo, da forma certa na hora certa
Uma empresa pode até ter bons ou ótimos produtos, o seu climatizador de ar industrial pode até ter um bom desempenho e a sua produção pode ser excelente, mas de nada isso vai adiantar se você não souber fazer a ação principal: vender seus produtos e oferecê-los para as pessoas certas.
Não adianta ter um ótimo item se você oferecê-lo para alguém que não possui o menor interesse, encontrar o público-alvo certo é crucial e com o marketing digital essa segmentação é muito mais facilitada, com essa estratégia, é possível chegar até o público por uma segmentação personalizada.
Isso permite que você divulgue seus produtos, mostre seus serviços e ofereça eles aos usuários corretos, da forma certa e na hora certa.
Gera reconhecimento, autoridade e sai na frente da concorrência
Como citamos lá no início do nosso artigo, o marketing digital tem se tornado uma ferramenta imprescindível para qualquer negócio, nos dias de hoje, qualquer pessoa começa uma compra através da internet, e ter os dados do seu negócio disponíveis dentro do meio digital pode ser o diferencial para o seu sucesso.
Quanto mais você usa o marketing digital, mais a sua empresa se torna reconhecida e constrói uma autoridade, afinal, sua audiência toda ou pelo menos grande parte dela navega pela web, e se você não se adaptar a essa realidade, pode ter certeza que seus concorrentes irão se adaptar.
Então não perca tempo, usufrua da web para ser mais visto, reconhecido e ganhar autoridade no mercado, faça com que esse recurso impulsione e aumente a visibilidade da sua marca, e aproveite ele ao seu favor para construir uma solidez dentro da sua área de atuação.
Excelente relação custo-benefício e facilidade na mensuração de resultados
Toda empresa precisa de um bom custo-benefício, e é exatamente isso que o marketing digital fornece, por mais que muitos pensam ser algo “caro”, estar dentro da web é barato, ainda mais se seu foco for em estratégias orgânicas onde os gastos são pequenos como quando você compra um feltro tecido.
Além disso, os resultados são maiores do que você imagina, é possível ter um desempenho enorme utilizando a web, melhorando seus clientes, seu reconhecimento, número de visitantes e visibilidade em geral.
Também vale destacar a facilitação na mensuração de resultados, com o marketing digital, é possível obter e analisar dados com muito mais precisão, e montar estratégias e campanhas com uma chance maior de sucesso.
Em um contexto geral, o marketing digital nos dias de hoje é uma peça chave para o sucesso de qualquer negócio, em âmbitos diferentes, adotar essa estratégia se torna uma obrigação, então se você ainda não abraçou essa ideia para a sua empresa, recomendamos que comece a fazer isso agora.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.