Parte do escopo perfeito para a configuração de um home office tem a ver com a segurança e a privacidade dos dados e isso vale para setores tão distintos quanto os de Servomotor ou Tecnologia da Informação.
Pensando nisso, criamos esta lista que dará algumas dicas a respeito do tema, ou seja, mantenha-se por aqui para não ter surpresas desagradáveis ao longo do tempo. Ficou curioso e deseja saber mais? Então, continue com a gente.
Evite golpes por e-mail
Muitos criminosos enviam e-mails com a intenção de roubar informações por meio de links que contém malwares. Eles usam momentos complicados, como nessa época de pandemia, para tirar proveito dessas vítimas.
Eles costumam fingir que são alguém de dentro da empresa para estabelecerem uma falsa confiança. Ou seja, como o colaborador não está no escritório, tornam-se alvos fáceis. Sempre verifique a legitimidade dos e-mails ou entre em contato com seus superiores.
Evite o uso de Wi-Fi que não é seguro
Tão imprescindível quanto a Pintura Epóxi na construção civil é o uso de redes confiáveis. Muitos colaboradores em home office usam redes domésticas privadas, o que pode aumentar o risco de vazamento de dados.
Tudo porque hackers podem interceptar e acessar e-mails, senhas e mensagens confidenciais. Também existe o risco de familiares e amigos, sem querer, deletarem algo importante. Quem sabe buscar um Wi-Fi apenas para você?
Cibersegurança é fundamental
Trabalhar em casa é ótimo, mas expõe você a uma série de riscos de segurança cibernética. Mas há detalhes que podem ser interessantes de serem comentados por aqui, dentre eles:
- Implemente a autenticação: o notebook da sua empresa requer autenticação? Isso é fundamental para que dê acesso apenas àqueles que têm a senha (ou as senhas). Qualquer pessoa pode memorizá-la ou roubá-la. Mas quando isso ocorre de forma diária, semanal ou mensal, impede que terceiros sejam capazes de fazê-lo. Imagina o quão tranquilo para o gestor de uma marca de Rack outdoor que já tem essa consciência e expande para seus colaboradores;
- Use senhas fortes: os dispositivos físicos não são sua única preocupação. Se um hacker tentar acessar as contas, tente dificultá-las ao máixmo. Usar um gerenciador de senhas é uma grande precaução, pois garante que crie apenas senhas fortes, como aquelas com caracteres especiais, números e letras maiúsculas e minúsculas;
- Criptografe suas mensagens: a criptografia de dados já é algo comum em apps como o WhatsApp, por exemplo, e ajuda a proteger informações confidenciais, traduzindo-as em um código que somente as pessoas de sua empresa podem acessar ao inserir uma chave ou senha. Mesmo que alguém os intercepte, não conseguirão interpretá-los adequadamente;
- Invista em um antivírus: seu gestor pode fornecer um software que já vem sendo usado pela empresa, mas se você usar seu notebook pessoal para trabalhar, precisará manter seu sistema protegido, até porque você não quer que um projeto para um novo modelo de Porca Gaiola vá para mãos erradas, não é mesmo? Se você não tem certeza que a marca onde trabalha investiu em um antivírus, consulte o departamento de TI e eles darão as melhores dicas neste caso;
- Não permita que terceiros usem seus dispositivos de trabalho: mesmo que não ache que seja arriscado, a cautela nunca é demais, ou seja, certifique-se de que você é o único que usa o smartphone, o notebook e todos os outros aparelhos cedidos pela empresa;
- Mantenha seu espaço de trabalho seguro: embora a segurança virtual seja importante, aquela que diz respeito a parte física também é. Os home offices geralmente contêm equipamentos caros ou arquivos físicos e documentos com diversas informações confidenciais. Por isso, verifique algumas opções de segurança. Dependendo de suas necessidades, entre em contato com um profissional da área, para que ele faça um orçamento referente a segurança residencial inteligente ou, simplesmente, tente adicionar uma gaveta com trava em sua escrivaninha.
Tudo isso fará com que tenha a possibilidade e a disponibilidade de alcançar novos desafios e, quem sabe, renda promoções ao longo do tempo, pois não são todos os funcionários que têm essa preocupação.
Gostou do conteúdo sobre a importância da segurança de dados no trabalho remoto? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais