Investir em educação continuada aumenta fidelização de profissionais em empresas
Em um mercado de trabalho tão concorrido e com tantos profissionais de valor, as empresas precisam entender as tendências de mercado e investir em ações que ajudem no crescimento e no desenvolvimento profissional de seus colaboradores.
Com isso, a educação continuada é importantíssima para que os funcionários possam se desenvolver. Apostar em treinamento online in company, MBA, pós-graduação e cursos técnicos é fundamental para que os profissionais se desenvolvam e cresçam com a empresa.
O que é educação continuada?
A educação continuada é um conceito que visa auxiliar no desenvolvimento contínuo de profissionais. No mundo corporativo é estimulada e aplicada dentro das empresas para permitir que os profissionais se desenvolvam e possam crescer dentro do negócio, gerando cada vez mais resultados.
Além do aprendizado técnico sobre a área de atuação, o profissional precisa se manter por dentro das inovações e tendências do mercado e conhecer novos modelos de gestão e execução de projetos.
3 motivos para investir em educação continuada na sua empresa
Investir em educação continuada é uma ação muito importante, que pode trazer diversos benefícios para a empresa. Fizemos, abaixo, uma lista com os principais motivos para investir em educação continuada no seu negócio. Confira.
Diminui a rotatividade de colaboradores
Uma empresa com alta taxa de rotatividade de colaboradores enfrenta diversos problemas. Entre as dificuldades, podemos citar a baixa produtividade até os custos com dispensa e contratação de novos profissionais.
Com a implementação de uma estratégia de educação continuada, a empresa tende a diminuir a rotatividade dos colaboradores no médio e longo prazo. Investir em pessoas é sinônimo de valorização, e isso vale muito para qualquer profissional.
Capacita os profissionais
Contar com profissionais capacitados é fundamental para os resultados de qualquer empresa. Por meio da educação continuada, é possível desenvolver colaboradores para que eles possam atuar com mais autonomia e criatividade e, assim, tornarem-se mais produtivos.
Melhora o clima organizacional
A educação continuada também contribui para a melhora do clima organizacional da empresa. Com colaboradores mais capacitados e produtivos, é possível implementar uma organização muito mais assertiva e integrada para promover um trabalho de maior valor.
Além dos benefícios para as empresas, também é importante falar sobre os benefícios da educação continuada para os profissionais.
Com a educação continuada, os profissionais se sentem mais valorizados e têm mais oportunidade para ter uma carreira de sucesso.
Além disso, a possibilidade de realizar cursos, workshops, pós-graduação, MBA, entre outros treinamentos torna o profissional mais capacitado para atuar com autonomia e liberdade.
Como promover ações de educação continuada em empresas?
Para implementar ações de educação continuada, uma empresa deve fazer um levantamento das principais habilidades que seus colaboradores precisam desenvolver. Para isso, também é preciso compreender quais são as expectativas de carreira dos profissionais e, a partir disso, traçar trilhas de aprendizado.
Em seguida, a empresa precisa criar métricas para monitorar os resultados do investimento em educação continuada. Uma dica é não buscar apenas medir o sucesso por resultados do seu negócio, mas também pelo feedback dos colaboradores.
Com isso, é possível fazer os ajustes necessários e buscar sempre tornar o processo de educação continuada mais assertivo para os colaboradores e mais proveitoso para a empresa.
O principal desafio da empresa com a educação continuada é criar uma cultura organizacional que vise o desenvolvimento de profissionais em um negócio. Esse é o caminho para que o negócio se torne mais atrativo e tenha mais credibilidade como marca empregadora, fidelizando e atraindo profissionais de alto valor.
Como vimos no artigo, a educação continuada é um fator importantíssimo para o desenvolvimento de negócios. O conceito traz benefícios para os profissionais e as empresas, sendo uma ação de ganho mútuo que gera mais valor para a sociedade.