A linguagem de programação é um método padronizado, formado por um conjunto de regras sintáticas e semânticas, de implementação de um código fonte – que pode ser compilado e transformado em um programa de computador, ou usado como script interpretado – que informará instruções de processamento ao computador.

A função das linguagens de programação é conectar a comunicação entre humanos e computadores. Uma balança industrial, por exemplo, é codificada através de linguagem de programação.

Hoje, existem mais de 700 linguagens de programação no mercado, o que pode dificultar um pouco no momento de escolher quais linguagens aprender. Por isso, é importante saber quais são as codificações mais usadas atualmente para saber onde focar seu desenvolvimento profissional, e para ajudá-lo nessa tarefa, listamos abaixo 7 linguagens de programação mais utilizadas em 2022.

1 – Python

Por ser uma linguagem fácil de aprender e de alto desempenho, o Python possui sintaxes e estruturas desenvolvidas para quem não sabe programar. Além disso, cientista de dados, engenheiro de cibersegurança e engenheiro de dados são profissões que precisam dominar esta linguagem.

Sabe aquela propaganda de peças para empilhadeira, por exemplo, que vemos no Instagram, pois bem, Python é a linguagem de programação por trás dele.

2 – JavaScript

Javascript é outro candidato a melhor linguagem de programação para aprender em 2022 e que muitos empregadores pedem. Especialmente na indústria de desenvolvimento web, onde seu papel é tornar as páginas da web interativas.

3 –  CSS

CSS, ou folhas de estilo em cascata, é geralmente aplicado em conjunto com HTML e controla a aparência do site. Enquanto o HTML organiza o texto do site em pedaços, o CSS é responsável por determinar o tamanho, a cor e a posição de todos os elementos da página.

Para que serve esta linguagem:

  • Documentos da Web
  • Desenvolvimento de sites
  • Design do site

 4 – Go: 

A linguagem do Google não pode ser desconsiderada quando falamos sobre as codificações mais usadas. Go tem a capacidade de lidar perfeitamente com sistemas multicore e em rede, além de bases de código massivas. Empresas como Google, Uber, Twitch fazem uso dessa linguagem de programação para APIs e aplicativos da web.

5 – Java

Java é uma das linguagens de programação mais disruptivas da história, já que nos anos 90 muitas empresas desenvolveram suas ferramentas principalmente em C++, o que era complicado e dependente da plataforma sobre a qual foi estruturado.

6 – PHP

Trata-se de uma linguagem de script open muito utilizada para o desenvolvimento web que pode ser incorporada dentro do HTML. Criado em 1994 por Rasmus Lerdorf, o PHP (Personal Home Page) hoje é uma linguagem mundialmente conhecida e uma das mais utilizadas pela facilidade de aprendizado.

7 – C / C++

C e C++ são linguagens bastante similares, que se diferenciam em suas funções. Alguns desenvolvedores consideram o C++ uma versão melhorada do C.

Enquanto C é muito utilizado no desenvolvimento de sistemas operacionais, o C++ é preferido para o desenvolvimento de games que exijam alto rendimento e complexidade.

Você sabia que algumas das linguagens utilizadas na criação de vírus ou pop-ups são a C /C++?

Qual dessas linguagens de programação está em alta?

Python é a linguagem de programação mais, digamos, quente, do mercado. Por ser uma codificação de aprendizagem relativamente fácil e com sintaxe simples, é recomendada até mesmo para iniciantes, profissionais de outras áreas e para quem quer programar apenas por lazer. Essa programação, como já mencionada acima, é usada em propagandas que vemos na internet, em pequenas, como o anúncio de uma lojinha de bairro, ao lançamento da nova linha de umidificador industrial de um grande fabricante.

Aperfeiçoar competências técnicas

Aprender uma linguagem de programação pode trazer muitos benefícios, seja para iniciar uma carreira no ramo de tecnologia ou para melhorar suas habilidades em programação de sites e aplicações. Este aprendizado te ajuda a aperfeiçoar suas competências técnicas e de resolução de problemas, além de ajudar na busca por um emprego bem remunerado.

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.