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Você com certeza deve se lembrar de propagandas de determinados produtos, mesmo que anos tenham passado. Esse é o chamado marketing viral, quando uma mensagem conquista o cliente de forma marcante e faz com que ele se lembre por muito tempo.

Como tudo na vida, não existe fórmula mágica. Alguns elementos, no entanto, são associados aos exemplos de marketing viral mais famosos do mercado.

As propagandas precisam conter emoção, uma pitada de humor, gerar identificação com o tema e explorar motivações e comportamentos comuns. É possível adotar desde um letreiro de led até uma mega agência de publicidade.

Separamos 7 exemplos de marketing viral que marcaram o mercado da publicidade. São campanhas que tiveram ótimos resultados e, principalmente, geraram fidelização da marca e compras.

Veja 7 exemplos de marketing viral

Heineken – Champions League

A Heineken juntou duas paixões mundiais: futebol e cerveja. A marca conseguiu conversar com seu público principal, o masculino, quebrando diversos padrões. Há uma dose de humor, quebra o clichê de que mulher não gosta de futebol e que o homem saindo sozinho sempre vai se dar bem na balada ou no bar.

Nissan – Pôneis Malditos

Quem não se lembra da música dos pôneis? A Nissan fez muito sucesso em 2011 com os “Pôneis Malditos” e até hoje é um dos grandes exemplos de marketing viral bem-sucedido no Brasil. O resultado foi imediato: a montadora encerrou agosto daquele ano com recorde de vendas do modelo picape Frontier.

Se você estiver anunciando um inversor de frequência, por exemplo, é muito importante passar uma mensagem marcante que vá gerar debate, não focado apenas no produto.

Itaú – Bebê Sem Papel

O Itaú escolheu um bebê muito alegre e divertido para falar sobre o fim do extrato mensal impresso. O resultado foi tão bom que os consumidores nem perceberam que aquele papel não seria mais fornecido pelas máquinas bancárias e a marca só teve ganhos!

Luta contra violência doméstica

Uma campanha conjunta entre a Agência3, o Disque Denúncia, Shooto Brasil e Canal Combate reuniu os lutadores de MMA Emerson Falcão e Juliana Velásquez para debater a violência doméstica.

Uma luta real foi marcada, sem que o público realmente soubesse que era uma campanha de marketing. Um grande debate envolvendo o tema foi realizado pela sociedade e pela mídia, alcançando perfeitamente o objetivo de reflexão.

Metrô da Austrália – Dumb Ways To Die

A campanha “Dumb Ways To Die” do Metrô da Austrália faturou 28 prêmios. O conteúdo era muito relevante, pois convidava o passageiro a ter mais cuidado nos espaços próximos às linhas do metrô para evitar acidentes.

Dove – Real Beauty Sketches e #ChoseBeautifull

Uma dupla da Dove encerra essa conceituada lista. As campanhas Real Beauty Sketches e #ChoseBeautifull foram um posicionamento da marca totalmente voltado para a mulher real, conquistando 17 grandes prêmios.

É muito importante destacar que nos sete exemplos citados o produto ou o serviço não era o destaque da campanha. Vai fazer uma propaganda sobre toldo de policarbonato? Fale mais do que apenas do produto!

O centro da publicidade sempre deve ser o público, o debate em torno e a ação em si. Lembre-se: é fundamental engajar as pessoas para divulgar sua marca, ampliando essa conversão em seguidores e futuros clientes.

Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções industriais. Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenham gostado, comentem e compartilhem em suas redes sociais.