Escolha uma Página

Se você é dono de um site ou blog já deve saber o quanto as técnicas de SEO são cruciais para o bom desempenho das suas páginas, afinal, é através dessa estratégia que você consegue impulsionar e aparecer no topo das pesquisas das principais plataformas de busca de forma totalmente orgânica, sem a necessidade de realizar qualquer tipo de investimento. 

Mas, por mais benéfico que seja o uso do SEO, nós sabemos que essa estratégia bem feita nem sempre é uma missão fácil de ser concretizada, desenvolver estratégias para otimizar sua página e fazer com que ela alcance o topo é definitivamente uma missão complicada, e o desafio pode ser ainda maior quando pensamos na inclusão do chamado SEO negativo, que pode não só burlar as regras, mas colocar todo o desenvolvimento por água abaixo. 

Para quem não conhece, esse é um conceito que vem assustando as principais empresas devido ao alto prejuízo que ela pode causar, diferente de alguma ação crucial como os Serviços de Caldeiraria que atuam na confecção, manutenção, elaboração e reparos com soldas e instrumentos metálicos, beneficiando esse segmento, o SEO negativo serve para prejudicar os sites. 

De forma resumida, esse é um conceito que é aplicado quando uma página faz uso de alguns elementos negativos para promover o seu SEO, como o uso de plágio de conteúdos, criação de links com vírus e a duplicação de conteúdos, tudo isso é visto de forma negativa pelas plataformas, que consequentemente podem gerar prejuízos para aqueles sites que querem chegar ao topo sem apresentar um valor real ao usuário. 

Mas em alguns casos, o SEO negativo acaba sendo executado sem uma intenção clara, então pensando nisso, no texto de hoje separamos 6 dicas para evitar essa técnica e fazer com que seu site consiga ter um desempenho cada vez melhor, bora conferir? Então vamos lá!

  1. Se atente aos programas maliciosos

O SEO negativo pode chegar justamente através de programas e softwares considerados maliciosos, então é necessário ficar de olho em tudo que você instala e adiciona dentro do seu site.

Procure manter o seu antivírus sempre em dia e fique atento a qualquer notificação ou alarme que ele possa disparar, qualquer presença de malware ou vírus identificada é necessário tomar uma atitude. 

Se um usuário receber esses vírus diretamente da sua página, o seu site provavelmente será punido, acarretando em uma experiência negativa para os usuários além de resultar em suscetíveis punições, gerando até mesmo a perda do domínio. 

  1. Observe se existe alguma duplicidade de informações

Muitos conteúdos existentes dentro da internet são parecidos ou até mesmo iguais entre diferentes sites, e acredite, esse não é um problema. Talvez ao criar um conteúdo sobre as melhores marcas para motor para portão eletrônico, você acabe criando um texto com informações iguais ou copiadas de outras páginas, coletando referências ou até mesmo adicionando a mesma coisa que está escrita em outro site. 

Isso não é necessariamente um problema, desde que você acrescente as referências e dê o devido crédito ao site que tenha pegado as informações, procure também, sempre trazer um ponto de vista diferente sobre determinado assunto. 

Duplicar informações de forma inadequada pode acarretar em resultados graves e prejuízos para o seu negócio, então busque sempre que for coletar referências para fazer isso da forma correta. 

  1. Veja como andam seus backlinks

Acrescentar backlinks é uma prática extremamente comum de SEO, sendo essa uma das mais importantes para qualquer site, indicar páginas externas ou até mesmo internas ajuda a melhorar a sua reputação e faz com que você traga uma experiência completa para o seu usuário. 

O problema é que muitas vezes, as páginas possuem backlinks corrompidos, com links quebrados ou desqualificados, o que acaba sendo visto de maneira extremamente negativa pela ótica do algoritmo da plataforma. 

Procure sempre rever os seus backlinks, confira se eles estão qualificados e se eles realmente levam a pessoa para algum local, faça uma revisão periódica e sempre mantenha seus links no ar para proporcionar uma experiência cada vez mais agradável aos usuários. 

  1. Rejeite backlinks considerados nocivos

Mesmo que você tenha tentado retirar links considerados de baixa qualidade ou ruins para o seu site, pode acontecer de você não conseguir concretizar essa ação, então uma medida de segurança adicional, assim como uma porta corta fogo em edifícios, é a rejeição dos backlinks considerados nocivos. 

Para concretizar essa ação, você deve realizar uma lista de links para seu site e efetuar o download dela, após isso,crie um arquivo com os links que deseja rejeitar e faça seu envio até o Google, isso faz com que a plataforma analise caso por caso, e aqueles que não está conseguindo retirar manualmente sejam rejeitados pela empresa. 

Porém, é sempre importante tomar cuidado durante a realização dessa ação, já que, se feita de forma incorreta ela pode causar prejuízos para a sua página. 

  1. Observe as menções sociais

Você talvez acredite estar realizando as ações de forma correta, andando dentro da lei e seguindo as regras, porém, os usuários podem não ter a mesma visão sobre você, o que pode até mesmo gerar múltiplas denúncias e consequentemente, a perda ou punição para a sua página. 

Sendo assim, é necessário sempre manter uma reputação considerada positiva, e para isso nada melhor do que observar quais são as suas menções sociais. 

Verifique o que as pessoas estão falando sobre o seu negócio nas redes sociais, qual a opinião de cada um referente às suas ações e a opinião popular vinculada a sua página, é claro que nem todo relato negativo é verdadeiro, mas fique de olho nos excessos e na relação comum que negative a sua empresa. 

  1. Fique de olho na velocidade do seu site

Um dos principais pontos do SEO é justamente a velocidade de carregamento de um site, as páginas que conseguem apresentar conteúdos de forma rápida e qualitativa, costumam ter resultados muito mais expressivos.

Essa é uma medida que funciona para manter o equilíbrio e bem-estar da sua página, assim como um Regulador de pressão de gás, busque medir com frequência o seu carregamento e desempenho geral da sua página. 

Fique de olho no seu carregamento e até mesmo a responsividade em diferentes telas, um site lento pode gerar um SEO negativo, então procure sempre trazer velocidade e melhorar constantemente a experiência dos seus usuários. 

O que achou do texto de hoje? Preparado para se livrar do SEO negativo e melhorar o desempenho do seu site? Comente abaixo qual a sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.