Escolha uma Página

Além de garantir um melhor posicionamento nas pesquisas do Google, um site responsivo pode trazer muito mais resultados

Um modelo de site responsivo é aquele que é projetado para se adaptar a qualquer formato de tela, o que facilita a visualização de todo o conteúdo disponível, independentemente de onde a pessoa estiver acessando. Um design responsivo é capaz de identificar as dimensões de cada dispositivo e adaptar o tamanho das imagens, fontes e dos demais elementos, para que tudo fique proporcional, diferentemente do modelo de site mobile, que é um segundo site, feito somente para celulares.

Hoje, a maioria das pessoas passa grande parte do tempo em celulares e tablets, porém o uso de computadores ainda é grande, e ter um site nesse modelo pode gerar muitos benefícios. Veja alguns motivos para tornar seu site responsivo e agradar o leitor.

  • Melhorar a experiência de navegação do usuário

Quando se trata de retorno do usuário ao site, a satisfação do usuário ao acessar o site é imprescindível. Melhorar a experiência é muito importante para que o conteúdo tenha maior credibilidade e o usuário volte a acessar o site. Quando o usuário abre um site no celular que é desalinhado, com letras pequenas ou grandes demais, imagens que não cabem na tela e informações difíceis de serem visualizadas, isso gera insatisfação instantânea, fazendo com que muitos já abandonem o conteúdo.

  • Ajuda a aumentar o engajamento nas redes sociais

Um levantamento da Hootsuite e da WeAreSocial aponta que 70,3% de todos os brasileiros utilizam as redes sociais diariamente. Esses números mostram a força das redes sociais atualmente. Como a maior parte desses acessos é feita através de um smartphone, é muito importante que um site seja responsivo, pois isso irá aumentar a probabilidade de compartilhamento do conteúdo.

  • Aumenta as vendas e a conversão de leads

Somente em 2021 as vendas online no Brasil cresceram cerca de 28,45%, segundo pesquisa da Statista. Um design responsivo ajuda a aumentar a credibilidade do site, o que pode gerar mais vendas e uma melhor conversão de leads, pois as informações serão mais claras e de fácil acesso.

  • Melhora o posicionamento do site nas pesquisas do Google

O Google sempre favorece sites responsivos, principalmente quando a busca é feita a partir de um smartphone. Em março de 2018, a empresa de buscas anunciou que passou a priorizar os sites responsivos na hora de indexá-los. Essa mudança, chamada de Google Mobile First Index, faz com que sites que tenham designs responsivos tenham preferência nas buscas. 

  • Melhor velocidade de navegação e acessibilidade em qualquer navegador

Um design responsivo também é responsável pela adaptação a qualquer navegador que o usuário esteja usando, e isso é muito importante, pois existem muitos navegadores disponíveis no mercado. Outro ponto é a velocidade de acesso ao site, pois um site desenvolvido no formato para desktop exclusivamente demora muito mais para abrir em um celular se o mesmo não for responsivo e se adaptar ao novo dispositivo.

O acesso à internet por diferentes dispositivos vem crescendo a cada ano, e tornar seu site responsivo é a melhor forma de garantir uma página de qualidade, em que os internautas possam acessar no celular, computador e tablet, sem perda de qualidade ou informações.