O Google Ads é uma ferramenta de publicidade do buscador que serve para criar anúncios sobre produtos e serviços, que podem ser veiculados de diferentes maneiras.
Além de criar suas campanhas, os anunciantes podem monitorar os acessos à página e até mesmo receber suporte de especialistas de marketing, na versão disponível por aplicativo.
Ao utilizá-lo, os negócios conquistam mais visibilidade e conseguem alcançar uma quantidade maior de usuários. Além de aparecer nos resultados de pesquisa, as campanhas podem ser veiculadas em aplicativos, sites parceiros e YouTube.
Para criar as campanhas, basta ter uma conta no Google, no entanto, para que o anúncio alcance os resultados esperados, é fundamental entender um pouco mais sobre essa ferramenta.
Além disso, os anunciantes precisam compreender a necessidade de investir em marketing digital, uma vez que construir presença online é indispensável nos dias de hoje para quem deseja impactar as pessoas certas.
O consumidor moderno está cada dia mais conectado e procura produtos e serviços no Google, por isso, anunciar nesse canal é crucial para a empresa.
Neste artigo, você vai entender o conceito de Google Ads, as vantagens de utilizá-lo e alguns motivos para investir nesse recurso.
Conceituando o Google Ads
Google Ads é uma plataforma de publicidade criada pelo buscador para que as organizações possam anunciar seus produtos e serviços, aparecendo entre os primeiros resultados e em outras plataformas.
Pode ser usado pelo site ou por meio de um aplicativo, e as marcas criam os seus anúncios que serão exibidos como links patrocinados nos resultados de pesquisa, de acordo com a palavra-chave utilizada.
Negócios dos mais variados tipos, como um especialista em fechamento de pia de vidro, fazem anúncios com essa ferramenta, por isso, ela é considerada a principal fonte de receita do Google.
Seu funcionamento é pré-pago, e isso significa que o anunciante determina o valor que deseja pagar pelos cliques durante um período, e o buscador vai descontar essa quantia por cartão de crédito ou boleto bancário.
A empresa precisa criar uma lista de palavras-chave que sejam compatíveis com suas soluções, assim, quando o usuário pesquisar um item, vai encontrar os anúncios entre os resultados.
Empresas que vendem os mesmos produtos e serviços competem entre si para aparecer nos resultados de pesquisa, e essa competição acontece por meio de um tipo de leilão.
Ele vai estabelecer a posição do anúncio no buscador, de acordo com o valor máximo que o anunciante deseja pagar pelos cliques, além de considerar o índice de qualidade do anúncio.
Aquele que tiver o melhor resultado será posicionado entre as primeiras colocações, quando o usuário utilizar a palavra-chave empregada. O valor só será descontado quando o usuário efetivamente clicar no anúncio.
Vantagens do Google Ads
Uma clínica especializada em exame toxicológico admissional CLT tem acesso a uma série de vantagens ao investir nessa plataforma. São elas:
- Autonomia para criar os anúncios;
- Liberdade para escolher a palavra-chave;
- Controle do orçamento;
- Facilidade para mensurar;
- Liberdade de direcionamento.
Uma das maiores vantagens do Google Ads é que o anunciante tem total autonomia para criar os anúncios. Eles possuem formato padrão na rede de pesquisa, sendo título, texto do anúncio e URL de visualização.
Com exceção da URL, a empresa tem total liberdade para exibir sua oferta, além de poder criar extensões que direcionam o clique para uma página específica.
As palavras-chave são termos usados pelos usuários para procurar alguma coisa na internet, e elas são usadas nos anúncios para que eles possam aparecer nos resultados do buscador.
É a companhia quem escolhe as palavras que serão usadas em suas campanhas, o que ajuda na hora de criar uma estratégia favorável para o negócio.
O principal objetivo do Google é oferecer uma experiência de qualidade para os usuários e, por causa disso, criou um tipo de leilão para definir o quanto o anunciante deseja pagar pelos anúncios.
Supondo que o propósito de um centro de usinagem cnc pequeno seja atrair mais leads, precisa escolher bem a página de destino, criar um anúncio relevante e estimar a quantidade de cliques que o anúncio precisa receber.
Esses fatores compõem o índice de qualidade e o valor que a companhia vai pagar pela campanha é baseada nele. Quanto melhor for a qualidade, menos a empresa vai precisar pagar para estar bem posicionada.
Outra opção é delimitar um orçamento diário e, ao fazer isso, o Google vai exibir os anúncios de maneira intercalada, de modo que eles apareçam ao longo do dia.
Uma das melhores ferramentas para gerar leads, sem dúvidas, são as campanhas pagas, e o Google vale a pena porque é a plataforma mais utilizada e a organização só paga quando alguém clicar no anúncio.
Uma empresa de lavagem de persianas verticais tem total autonomia para investir o quanto quiser, visto que não existe um orçamento mínimo preestabelecido.
Outra grande vantagem é a facilidade na hora de mensurar os resultados, e isso acontece porque as métricas oferecidas pelo Google são variadas, permitindo ao anunciante verificar todo tipo de dado.
Em outras palavras, você vai avaliar aquilo que é relevante para a campanha, o que facilita o aprimoramento e otimiza o investimento.
Por fim, ao criar a campanha, o anunciante pode apontar o link para a página que estiver de acordo com seu objetivo.
Por exemplo, se o propósito é aumentar a venda de determinado produto, o link é atrelado ao anúncio que deve levar o usuário para a página de vendas. Isso ajuda o negócio a focar em objetivos específicos e não em uma área de atividade geral.
Motivos para investir no Google Ads
Além das vantagens que você viu no tópico anterior, um fabricante de abraçadeira tipo u vergalhão tem muitos motivos para investir nessa ferramenta. São eles:
1. Excelente custo-benefício
Uma das principais ações para investir nessa ferramenta é o custo-benefício oferecido por ela. O buscador oferece total liberdade para que o anunciante organize seu orçamento e decida o quanto quer investir.
Não existe uma quantia mínima obrigatória, o que torna a estratégia escalável. A empresa, por sua vez, precisa ter controle dos gastos e não ultrapassá-los, a não ser que seja sua vontade.
2. Grande poder de segmentação
Os anúncios criados no Google são extremamente segmentados e, ao criar as campanhas, elas serão direcionadas para o público mais adequado.
Enquanto estiver criando a estratégia, a marca define para quem a campanha será mostrada, por meio de uma segmentação que vai destinar a estratégia para potenciais compradores.
Uma corporação de calibração de vidrarias volumétricas pode anunciar seus serviços ou, então, criar campanhas com materiais relacionados ao que ela faz, mas abordando assuntos do interesse da sua audiência.
Independentemente do quão restrito é o produto ou serviço, sempre haverá público para as soluções. O Google é o maior buscador do mundo e a quantidade de pesquisas diárias é muito grande.
3. Melhora o retorno sobre os investimentos
Se a campanha for devidamente produzida e divulgada, a empresa vai ganhar notoriedade e receber mais visitas em seu site. A maior vantagem é que o negócio só paga quando o usuário clicar e não quando ele visualizar o anúncio.
Mesmo tendo que pagar um valor para o Google, a empresa sai ganhando porque recebe um visitante a mais que pode ser convertido em cliente.
Lembrando que as pessoas que vão visitar o site de uma empresa de flange wn são totalmente segmentadas, ou seja, aquelas que têm potencial para se tornar cliente.
4. Formatos variados
Os anúncios criados no Google podem assumir formatos variados, portanto, não é apenas a questão orçamentária que sai ganhando.
Além de veicular a campanha nos resultados de pesquisa, existe a possibilidade de criar banners por segmentação, fazer remarketing, criar anúncios no Google shopping e até mesmo vídeos para o YouTube.
Cada uma dessas possibilidades possui objetivos diferentes e traz retorno. Nesse sentido, cabe ao negócio entender qual possibilidade está de acordo com os propósitos de sua campanha.
5. Resultados mais rápidos
Pelo fato de a pesquisa ser segmentada, os resultados obtidos por um fabricante de persiana romana motorizada aparecem em curto prazo.
O nicho da empresa será alcançado e o anunciante pode ver os resultados rapidamente, uma vez que os anúncios aparecem para quem realmente tem interesse em suas soluções.
Considerações finais
O Google é o maior buscador do mundo e utilizar sua plataforma de anúncios é uma forma de aumentar a visibilidade do negócio, sem ser invasivo ou interromper os interesses dos consumidores.
A marca estará presente no dia a dia de pessoas que realmente se interessam por seus produtos e serviços, o que melhora consideravelmente os investimentos, potencializa os resultados e traz benefícios inigualáveis.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.