A tecnologia está presente dentro do nosso cotidiano, e podemos afirmar que ela, já não é mais uma novidade para ninguém! Estamos vivendo no século dos avanços e da criação de novas tendências tecnológicas, nos tornando cada vez mais dependentes e ficando cada vez mais inseridos dentro desse mundo digital. 

Sendo assim, todo empreendedor sabe que é crucial, acompanhar esse ritmo, muitas vezes frenético, e buscar sempre implementar a tecnologia dentro do nosso cotidiano, como uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento profissional das empresas, trazendo assim, uma boa vantagem competitiva e se adaptando ao mercado que está cada vez mais competitivo. 

O grande problema é que, mesmo sendo algo comum e imprescindível, muitos donos de negócios ainda não sabem como usufruir ao máximo dos recursos disponíveis, nem sabem ao certo qual é a melhor tecnologia para a sua empresa. Muitos não sabem como dar o primeiro passo, nem quais as melhores inovações para alavancar de vez o seu negócio. 

É claro que, você não vai a uma loja de departamentos tecnológicos, e colocar tudo que vê pela frente em seu carrinho plataforma, é preciso ter inteligência e conhecer as melhores implementações e sistemas para uma empresa. No texto, de hoje, separamos 5 inovações tecnológicas ideais para o seu negócio, bora conferir? Então vamos lá!

1. Big Data

A cada segundo são milhares de dados e conteúdos compartilhados dentro da web, as informações não param de ser veiculadas, e muitas delas podem ser valiosas para qualquer empresa, principalmente quando falamos de tomadas de decisão e estratégias comerciais, afinal, existe algo mais assertivo do que se basear em dados? Ou tem algo melhor do que saber exatamente quem é o seu público?

Claro que, coletar tudo é quase impossível, mas com o Big Data, podemos falar que as chances crescem consideravelmente, isso porque, essa é uma tecnologia que consiste justamente ao armazenamento e análise de grandes volumes de dados em que são encontrados na internet. 

Essa inovação tecnológica é simplesmente imprescindível para qualquer empresa, um grande exemplo disso ocorreu com a própria Netflix, no qual a série House of Cards, teve seu diretor David Fincher e o seu ator principal Kevin Spacey, escolhidos justamente por conta da análise de dados e preferências do público em geral. 

2. Inteligência Artificial

Falando em filmes, você provavelmente já deve ter se deparado com alguma obra que tinha uma Inteligência Artificial como o centro de tudo, como o clássico Eu, Robô ou o mais recente Free Guy, mas essa inovação tecnológica também é muito bem vista e aplicada dentro das empresas. 

Existem inúmeras ações que uma IA pode fazer no ambiente de trabalho, como a implementação de chatbots para ajudar no atendimento, softwares que analisam o desempenho dos colaboradores em tempo real, e até mesmo assistentes virtuais que automatizam e otimizam processos mais manuais, como o preenchimento de planilhas ou até mesmo a confecção dos uniformes profissionais, deixando tudo mais prático, fácil e eficiente.  

3. Computação em nuvem

Já passou o tempo onde os dados eram armazenados em apenas um computador, ou estavam presentes em um pen-drive que deveria ser passado de pessoa a pessoa para conferir todas as informações, atualmente, tudo pode e deve ser salvo na famosa nuvem. 

Também conhecido como cloud computing, essa é uma tecnologia que permite que todos os dados sejam compartilhadas em nuvem, o que permite que você troque informações entre todos os colaboradores da sua empresa em tempo real e de forma simplificada, reduzindo os custos de sua infraestrutura, liberando espaço físico, facilitando o compartilhamento e oferecendo a oportunidade do acesso em qualquer lugar do mundo. 

4. Machine Learning

A tecnologia está sempre crescendo e se desenvolvendo, as inovações surgem com uma certa constância, aumentando cada dia mais, a inteligência das máquinas, e isso é muito bem explorado no chamado machine learning. Esse é um recurso que se baseia em um ramo da IA que se trata do aprendizado e evolução gradativa das tecnologias. 

É como se os “robôs” aprendessem padrões através da coleta de dados e se desenvolvessem de forma autônoma, o que é claro, ajuda e muito no cotidiano de uma empresa, já que eles podem começar a automatizar os processos e realizar atividades da melhor forma possível graças a essa sua evolução, funcionando como um verdadeiro sistema de automação de tarefas. 

5. Tecnologias limpas

O termo sustentabilidade nunca esteve tão em alta como atualmente, e é claro que é quase obrigatório que as empresas se adaptem a esse conceito o mais rápido possível, fornecendo soluções e mantendo sempre o equilíbrio social e ambiental. 

Para isso, a tecnologia pode ajudar bastante nessa jornada através da criação de tecnologias limpas, como energias renováveis, luzes de LED, painéis solares e reaproveitamento da água, essas chamadas tecnologias limpas, ajudam seu negócio a ser mais sustentável, ganhando reconhecimento e se adaptando a nossa nova realidade. 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.