O mercado está cada vez mais competitivo e a concorrência tem se tornado uma verdadeira dor de cabeça para muitos empresários, todo esse aquecimento mercadológico faz acionar os alarmes de incêndio e deixar as relações entre a marca e o consumidor cada vez mais estremecidas e complicadas.

Ao mesmo tempo que é fácil chegar até o cliente, estabelecer um vínculo com o público se tornou uma tarefa complicada e cada vez mais requisitada, não basta apenas uma promoção ou algum desconto nos produtos para achar que está tudo certo, a atração de clientes vai além disso, criando conexões e estabelecendo um diálogo limpo entre a marca e o consumidor final. 

Isso faz com que essa missão seja considerada relativamente complicada, afinal, como fazer com que as pessoas se interessem pela sua empresa? Existe alguma fórmula mágica para que isso aconteça? Algum segredo escondido? A resposta é não! É claro que, algumas estratégias podem e devem ser seguidas, mas sem uma fórmula pré-definida. 

Mas se você está com dificuldades em chegar até o seu público, nós vamos te ajudar! No texto de hoje, separamos 5 ideias de estratégias para atração de clientes que são imprescindíveis dentro do seu negócio, bora conferir mais sobre elas? Então vamos lá!

Saiba quem é o seu público e como chegar até ele

Mesmo que você tenha um produto excelente e uma proposta diferenciada, de nada vai adiantar se você não mostrar sua empresa para as pessoas certas, na hora certa e no local certo. Chegar até o público pode ser uma jornada relativamente simples, mas o segredo de atrair clientes é justamente alcançar quem realmente tem interesse no seu negócio.

Não são todas as pessoas que querem comprar uma bobina de papel ou qualquer outro produto que você vende, cada nicho possui seu próprio público, então é preciso que você consiga explorar justamente esse detalhe.

Procure estudar, pesquisar, conhecer e saber quem é o seu público-alvo e como você pode chegar até ele, a partir daí, você vai conseguir atrair potenciais clientes e quem realmente demonstra interesse pelo seu negócio, alcançando as pessoas certas e da maneira correta.

Lembre-se, oferecer o produto para a pessoa certa é algo crucial na atração de clientes, então priorize conhecer seu público, saber mais sobre o seu perfil, o que ele gosta de consumir, e montar estratégias visando alcançar essas pessoas. 

Esteja presente na internet e em diferentes canais de comunicação

Já não é mais novidade para ninguém o quanto a internet tem se tornado importante dentro da nossa rotina, são milhares de acessos diários ao redor do mundo todo, e é claro que com toda essa popularização, seria praticamente impossível não utilizá-la como forma de chegar até o seu público, facilitando o contato com seu cliente e extinguindo barreiras que podem atrapalhar todo o seu processo. 

Sendo assim, garanta a sua presença dentro da web utilizando diferentes canais de comunicação, crie uma conta para a sua empresa nas redes sociais, tenha seu próprio site, trabalhe com e-mail marketing, monte um canal no youtube e escreva conteúdos para seu blog, isso faz com que você fique amostra para o público, aumentando a sua visibilidade e fazendo com que mais pessoas possam conhecer sobre o seu negócio. 

Procure diversificar seu formato e esteja presente em múltiplos canais virtuais diferentes, também busque usar estratégias do marketing digital com a criação de anúncios, que pode ajudar e muito, a alavancar a imagem da sua marca. 

Invista na produção de conteúdo

O chamado inbound marketing tem se tornado uma verdadeira tendência nos últimos anos e não é para menos, também conhecido como “marketing de atração”, esse é um conceito que se baseia na produção de conteúdos em massa para fazer com que o público se interesse e vá atrás de uma empresa. 

Ou seja, diferente do marketing tradicional, as pessoas vão até aquela marca devido a alta produção de conteúdo atrativo que ela produz, o que cá entre nós, pode ser extremamente vantajoso, já que essa é uma maneira orgânica e extremamente eficaz de chegar até os seus clientes.

Então comece a produzir conteúdos de qualidade, deixe seu blog, suas redes sociais, seu site e todas as suas mídias sempre muito bem nutridas, selecione pautas interessantes, e coloque a mão na massa para manter a constância na sua produção de conteúdo, podendo essa, ser uma estratégia crucial para melhorar o seu desempenho de captação de novos consumidores assim como um oxigênio medicinal é importante em consultórios e clínicas. 

Feche parcerias e participe de eventos

Existem segmentos que são praticamente complementares um do outro, e acredite, a atração de novos clientes pode ser muito mais facilitada, se você tiver parceiros atuando ao seu lado, por isso, procure construir uma boa rede de networking e conhecer mais pessoas que podem ajudar a alavancar a sua área.

Converse com negócios locais ou para possíveis parcerias, também não se esqueça de participar de eventos com uma certa constância, isso ajuda a expôr a sua marca além de ter um contato mais próximo com o mercado que está inserido.

Ambos os casos colaboram para as indicações e o famoso marketing boca a boca, que pode ser muito útil para a consolidação da sua marca e o conhecimento que novas pessoas podem ter sobre o seu negócio. 

Realize campanhas promocionais

Quem não gosta de uma promoção? Ver um produto que sempre quis comprar com um bom desconto é a chance perfeita para atrair novos consumidores, então é ideal aproveitar muito bem esse artifício. 

Procure por datas sazonais compatíveis com o seu negócio, faça boas promoções e capriche na divulgação da sua marca, com artes exclusivas da sua caixa de papelão, para conseguir vender mais. 

Uma promoção pode ser a porta de entrada para que as pessoas consumam seus produtos e conheçam mais sobre a sua empresa, então crie campanhas utilizando o mundo virtual, seja inteligente e estratégico e faça bom uso deste que é considerado um recurso crucial para a captação de clientes.

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.