Investir em marketing digital não é mais um diferencial para as empresas, e sim uma prioridade, se o seu negócio ainda não usufrui de nenhuma estratégia de marketing digital, sinto em lhe dizer que ele está sendo deixado para trás e vai acabar se tornando cada vez mais obsoleto dentro do mercado.
É através dele que uma empresa pode ampliar os seus resultados de diferentes formas, gerando mais leads, ganhando mais reconhecimento e autoridade, conquistando mais conversões, aumentando seu público e por aí vai. Para se ter uma noção do seu impacto atual, de acordo com o IAB Brasil, cerca de 74% dos consumidores nacionais pesquisam o produto na internet antes de concretizar a sua compra.
Ou seja, mesmo que a sua marca seja famosa dentro do mercado, é possível que o consumidor pesquise sobre ela para saber se de fato, existe confiança, sendo assim, é impossível atualmente, uma empresa ter sucesso sem usar o marketing digital, seja vendendo produtos de nicho como um acoplamento flexível ou algo mais comum, como roupas.
Por se tratar de um mundo considerado grande, existem várias vertentes dentro do marketing digital que precisam ser exploradas, nem tudo dá certo e nem toda ação indica o sucesso, pensando nisso, no texto de hoje separamos as 5 estratégias mais eficientes do marketing digital.
Aqui reunimos apenas aquelas que são garantia de sucesso e são obrigatórias para qualquer pessoa que deseja de fato, fazer sucesso, bora conferir quais são elas? Então vamos lá!
- Redes Sociais
É quase impossível falarmos de marketing digital sem abordamos as famosas redes sociais, isso porque, é exatamente nesses canais que se encontram grande parte da audiência online de qualquer empresa, de acordo com dados, o Brasil possui cerca de 171,5 milhões de usuários ativos em alguma mídia social, o que corresponde a 79,9% da população.
O brasileiro passa em média, 3 horas e 49 minutos por dia navegando pelas redes sociais, número maior que 53% da média global, além disso, 100% das empresas que utilizam marketing usam também as redes como parte de suas estratégias, é algo inevitável e indispensável.
Se você quer ter sucesso com o marketing digital, você precisa colocar as redes sociais nas suas estratégias, isso porque esse é o canal de comunicação mais poderoso de toda a web,você consegue atingir um grande público, de forma segmentada e extremamente eficiente.
Mais do que isso, as redes sociais fornecem amplitude, diversidade de selecionar o formato de conteúdo, inúmeras opções de redes como instagram, facebook, twitter ou tiktok e também um público engajado, essa é a primeira e mais eficiente estratégia de marketing digital que existe.
- SEO
Mesmo se você for novato no ramo de marketing digital, com certeza já ouviu falar sobre o tráfego orgânico certo? Ou sobre a importância de fazer com que a sua empresa fique no topo das plataformas de busca, correto? Estar na primeira página e nas primeiras posições de uma ferramenta como o Google causa impacto direto no patamar do seu negócio, fazendo com que o nível suba muito ao conquistar o topo.
É como se você usasse um selo mecânico para selar o ambiente interno e externo de um equipamento, só que ao invés de ferramentas, conseguisse selar o seu próprio sucesso. E o SEO, aparece justamente para te impulsionar no tráfego orgânico e nas plataformas de busca.
O Search Engine Optimization é uma estratégia de marketing digital que consiste em otimizar um site fazendo com que ele seja bem visto pelo algoritmo do Google, e por consequência, seja bem ranqueado aparecendo nas primeiras posições como algo recomendado para os usuários.
Esse é um conceito fundamental para o sucesso de qualquer empresa, já que a primeira página é cobiçada, e aparecer nela, vai aumentar o seu tráfego orgânico e por consequência, os resultados do seu negócio.
- Marketing de conteúdo
Outra estratégia orgânica e extremamente eficiente do marketing digital é o chamado marketing de conteúdo, quem está presente dentro da web sabe que é praticamente impossível ter sucesso sem criar conteúdos, certo? Afinal, toda a internet é composta por conteúdos de diferentes formatos, sejam textos de blogs, vídeos no Youtube, posts em redes sociais e por aí vai.
Pensando nisso, o marketing de conteúdo tem como principal foco, a produção de conteúdo relevante para o público-alvo do seu negócio, isso faz com que sua marca ofereça conteúdos diferentes para o público, isso faz com que você consiga, principalmente, atrair novos consumidores e fidelizar clientes mais antigos.
Quanto mais conteúdo você cria, mais consegue expôr a sua marca como se estivesse colocando um cardápio em displays em acrílico, isso ajuda a nutrir leads, conquistar clientes, gerar autoridade, e é claro ganhar muito mais tráfego orgânico.
- Inbound Marketing
Seguindo uma linha parecida com o marketing de conteúdo, o inbound marketing ou marketing de atração é considerada a estratégia orgânica mais funcional do marketing digital, isso porque ela vai na contramão daquilo que estamos acostumados a ver em uma publicidade convencional.
Na grande maioria das vezes, a empresa vai até o público de forma até certo ponto, invasiva, enviando anúncios e sendo direto para buscar uma venda, o inbound mira nadar na maré contrária do que é estabelecido dentro do mercado, fazendo com que o público chegue até você.
Isso é feito justamente, em conjunto com o marketing de conteúdo e outras estratégias de atração, ou seja, a empresa começa criando diversas formas como conteúdos citados entre outros, para atrair o público de maneira natural.
As estratégias são desenvolvidas todas pensando na atração, e tudo é feito justamente, para fazer com que o usuário chegue até você, e não vice versa, essa é uma tática inteligente e extremamente funcional, sendo uma das mais efetivas do mercado.
- Mídia paga
Não tinha como terminar o texto sem falar sobre as mídias pagas, talvez a estratégia que popularizou o marketing digital, os chamados anúncios patrocinados, esse que é um conceito que consiste na criação de publicidade paga que é divulgada para um público segmentado, ganhando a prioridade de visualização e fazendo com que as pessoas vejam e saibam melhor sobre a sua empresa.
Essa é uma tática abordada em diversos canais diferentes, podendo ser usada nas redes sociais e no Google por exemplo, através deles, você cria anúncios chamativos da sua broca para aço, e divulga esse produto com suas qualidades e com uma boa propaganda.
Sem dúvidas, essa é uma estratégia excepcional devido ao seu poder de segmentação e ao seu alto alcance que acaba impulsionando sua campanha, através dela, é possível ser muito mais efetivo, obtendo resultados rápidos e relevantes para qualquer empresa.
O que achou do texto de hoje? Quais dessas estratégias mais gostou? Conte para a gente nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha curtido, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.