Saiba como utilizar métricas simples que podem ajudar na avaliação da efetividade das campanhas de marketing digital

Investir em marketing digital é uma das melhores formas de divulgação dos produtos ou serviços oferecidos por uma empresa. Porém é preciso entender como mensurar e avaliar os resultados dessas campanhas digitais de maneira efetiva para otimizar as estratégias e os resultados.

Muitas empresas ainda ignoram esse processo, porém ele é muito importante e precisa ser realizado de forma estratégica, a fim de investir em campanhas de marketing digital que realmente ajudam a potencializar as vendas e obter resultados reais para a empresa. Conheça 4 maneiras de realizar essa análise e avaliar o retorno do investimento em campanhas de marketing digital:

Avaliação do Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Essa é uma das métricas mais importantes a serem avaliadas. Através dela, é possível definir qual o custo e os esforços necessários para converter uma pessoa em cliente da marca. No cálculo, todos os gastos relacionados ao marketing, como salários de funcionários, materiais de marketing, assinaturas de softwares, anúncios, entre outros, devem ser divididos pelo número de novos clientes.

É essencial levar em conta se os gastos com a publicidade são recuperados com o valor que o cliente proporcionou à empresa. Caso esse valor esteja abaixo do valor investido pelo cliente, é preciso rever as estratégias e traçar novos planos.

Avaliação do Retorno sobre Investimento (ROI)

O ROI é uma métrica que tem como principal objetivo mensurar o que foi investido e qual foi o lucro que determinada campanha gerou. Para realizar seu cálculo, basta subtrair o investimento inicial do ganho obtido e, por fim, dividir o resultado pelo investimento inicial.

Com esses dados em mãos, é possível entender quais são as campanhas de marketing que mais estão gerando resultado positivo para a empresa e quais precisam ser reformuladas ou substituídas.

Avaliação da Taxa de Conversão

No marketing digital, principalmente nas campanhas que são realizadas nas redes sociais, é essencial entender qual a taxa de conversão em leads em relação às visitas e aos cliques em uma postagem. Esses dados ajudam a entender como está a atração dos clientes em relação aos conteúdos postados.

Para realizar essa avaliação, basta multiplicar o número de vendas por 100 e depois dividir pelo número de visitas. O resultado será a taxa de conversão dos visitantes em leads.

Analisar a Taxa de Rejeição

A taxa de rejeição dos clientes também é um dado muito valioso e que precisa ser levado em consideração. Através dele, é possível saber a porcentagem de pessoas que abandonam a página logo após acessá-la. Isso permite que a empresa reveja o layout, a disposição de elementos na página ou mesmo a falta de algumas informações importantes.

Para realizar essa análise, é possível utilizar o Google Analytics e verificar o tempo médio que as pessoas permanecem na página. Quanto maior for esse número, significa que os clientes perdem o interesse facilmente pelo conteúdo oferecido.

Além da utilização das métricas, é essencial que a empresa tome uma atitude referente aos dados obtidos. Para isso, é muito importante a função do administrador, para que as relações entre empresa, cliente e mercado sejam bem-sucedidas.