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Realizar a instalação de um purificador de ar em um determinado ambiente é uma prática capaz de trazer muitos benefícios, visto que o equipamento é capaz eliminar odores, combater vírus, ácaros e bactérias, impedir mofo, dentre diversas outras funções.

Por mais que o funil de vendas não seja um equipamento, ele também se destaca por assegurar uma série de vantagens a curtos, médios e longos prazos. Mas afinal, você sabe o que consiste esse modelo estratégico e como ele ajuda nos negócios? 

Explicando de maneira breve, o funil de vendas é utilizado para acompanhar a jornada de compra de um consumidor, dividido em diferentes etapas que vão desde a atração do potencial cliente até o fechamento do negócio. 

Ao trabalhar estratégias para abordar, engajar ou ajudar o cliente conforme a etapa que está no funil, a empresa consegue atingir uma série de vantagens. Quer saber algumas delas? Continue acompanhando esse artigo e confira! 

1. Melhor aproveitamento de oportunidades

Suponhamos que você é dono de uma empresa de porta de enrolar e possui no catálogo modelos de diferentes tamanhos, materiais e acabamentos. Apesar da grande variedade de produtos, você notou que o número de vendas foi muito abaixo do esperado, mesmo as métricas de marketing digital indicando que sua campanha chegou até o seu público-alvo. 

Utilizando o funil de vendas, você consegue acompanhar o status de cada processo de venda e identificar em qual etapa ocorreu o maior número de desistências. Ao aplicar isso, é possível identificar as falhas e corrigi-las, a fim de garantir um melhor aproveitamento de oportunidades e, consequentemente, de negócios fechados. 

2. Facilidade de gerenciamento

Pense em uma mangueira de incêndio. Para controlar o fluxo de água, é comum que elas sejam equipadas com esguichos e redutores de pressão. Quando se trata de acompanhar a jornada de compra dos consumidores, as coisas podem até não serem tão fáceis, mas não significa que sejam impossíveis. 

Ao implementar o funil de vendas em um negócio, os donos, os gestores e os profissionais responsáveis pelo marketing da organização conseguem ter uma visão mais ampla dos resultados que estão sendo obtidos.

3. Aumento da produtividade e otimização dos resultados

Como já citado, o funil de vendas possibilita ter uma visão maior sobre as etapas que um consumidor passa até fechar o negócio. Sabendo que a utilização do modelo ainda ajuda a realizar um melhor gerenciamento dos resultados, é impossível não destacar o fato que ele ainda é um grande aliado para aumentar a produtividade. 

Isso porque, ao identificar as etapas em que acontecem os maiores índices de desistência, os gestores conseguem ajustar os problemas com mais agilidade, oferecendo treinamentos e preparando os colaboradores para lidar com mais facilidade e assertividade com os potenciais clientes. 

No momento em que são feitos investimentos significativos em abordagens mais assertivas, as chances de conversão dos leads aumentam significativamente, visto que eles conseguirão encontrar na empresa tudo o que precisam para fechar um excelente negócio. Sendo assim, o funil de vendas ainda pode auxiliar no aumento dos lucros!

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Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.