Com as mudanças atuais no mundo da comunicação, sobretudo diante dos adventos das tecnologias digitais, algumas estratégias tradicionais podem dar a impressão de algo ultrapassado. Porém, o marketing offline ainda é um dos carros chefes para as marcas.
Isso se dá, via de regra, por conta da sua capacidade de gerar impacto. Por sua característica mais massificada, o ambiente offline pode ser a opção perfeita para quem está buscando uma alta cobertura.
É certo que as ferramentas digitais, em grande medida, mudaram tudo ao seu redor. Com a comunicação das marcas isso não seria diferente.
Sua possibilidade de segmentação por nichos trouxe às empresas um panorama mais assertivo de suas comunicações.
No entanto, perde-se, nesse caso, a capacidade de se estar presente no dia a dia de algumas pessoas.
Vale lembrar das revistas em consultórios dentários, onde era possível, por exemplo, enquanto o paciente esperava ser atendido, que o público-alvo de uma empresa de bateria de carro cral fosse impactado.
Logicamente, todas essas empresas que, em outro momento, impactaram via meios offline, hoje, conseguem obter ótimos resultados no ambiente digital.
No entanto, é possível casar as duas modalidades a fim de produzir um impacto com uma maior frequência média.
Em outras palavras, apostar nos impactos que diferentes meios podem causar, pode constituir para o cliente uma impressão mais completa da marca.
Nesse sentido, é importante esclarecer alguns pontos de vantagens para o meio offline, para que, assim, seja possível elaborar uma estratégia mais assertiva.
- Maior cobertura;
- Contato direto;
- Mensagem fixada;
- Posicionamento da marca.
O primeiro desses pontos é um dos mais importantes, uma vez que, via de regra, os meios físicos de acesso tem uma maior chance de ter alta cobertura.
Um anúncio impresso uma vez em uma revista pode impactar mais de 4 pessoas com a mesma mídia.
Além disso, um mobiliário urbano impacta todos os transeuntes de uma via e, portanto, acaba tendo uma grande cobertura.
O contato direto pode ser feito através de cartões de visitas, onde, por exemplo, uma loja de manutenção de notebook consegue fazer contatos com os clientes da redondeza.
Além disso, o uso de brindes pode ajudar também nesse trato direto com o cliente daquele estabelecimento.
Nesse sentido, também, a mensagem consegue obter um maior impacto a partir da impressão dela.
Isso se dá, via de regra, por conta da frequência que aquela mensagem consegue obter a partir de seus mecanismos.
Já o último ponto é muito simples, uma vez que os outros três já foram elucidados. É possível afirmar que uma mensagem fixada vem com uma marca posicionada no mercado.
Uma matéria american bully exótic pode não impactar em um primeiro momento, mas, na medida que aqueles familiares folhear a revista, esse cachorro pode começar a se tornar uma opção de adoção.
Marketing offline: o que é?
Antes de qualquer coisa, é preciso tirar algumas dúvidas desse ambiente. Afinal, é impossível elaborar algumas dicas para o uso dessas ferramentas sem compreendê-las.
A estrutura offline foi uma realidade para a publicidade desde que ela existe. As ferramentas digitais só ganharam força nesse segmento nos últimos anos.
Ou seja, toda a história da comunicação das empresas está fundamentada em meios offline.
No entanto, as mudanças de paradigma do ambiente digital interferiu em seu reinado, só que não decretou o seu fim. É certo que os meios offlines estão mais vivos do que nunca, mas por que?
Primeiro de tudo, a definição de meios offlines reside em todas as mídias que conseguem obter impacto sem fazer uso do ambiente digital.
Eles se mantêm vivos, sobretudo, por sua capacidade de impactar uma grande quantidade de pessoas.
Marketing offline vs marketing online
Apostar em uma ou em outra estratégia de marketing, pode, de fato, representar um grande risco se não houver uma compreensão de quais são as especificidades de cada uma.
É claro que cada situação demanda uma postura diferente por parte das marcas. As duas estratégias competem a estratégias diferentes e, ao mesmo tempo, complementares.
Do ponto de vista do marketing offline, é possível que a comunicação ganhe um caráter mais pessoal, uma vez que seu impacto no ambiente físico acaba conseguindo se consolidar de forma mais fixa.
No entanto, diante da segmentação digital, é possível, também, que a comunicação seja cada vez mais direcionada.
Uma empresa de vidro espelhado bronze pode anunciar para um público mais específico no ambiente digital, mas, no modo offline, por exemplo, consegue segmentar geograficamente a marca em sua vizinhança.
Se as estratégias se complementarem, as chances de impacto se tornam absolutamente factíveis.
Agora, sob a perspectiva do custo e benefício, as duas modalidades possuem especificidades que podem ajudar em suas escolhas.
Os modos onlines tem um custo maior, muito por conta de sua infraestrutura mais limitada. A compra de espaço na televisão, mobiliário urbano, revista e outras mídias, limitam-se ao espaço físico.
Já com relação ao ambiente online, os espaços podem ser considerados amplos o suficiente para que todos estejam presentes.
No entanto, apesar de ser mais caro, a concorrência em mídias físicas é infinitamente menor.
Por essa razão, vale, de acordo com a estratégia criada, considerar a aposta nesses meios offlines.
Supondo que existe um público ávido por placa de identificação de salas personalizada no mercado.
Do ponto de vista digital, é possível classificá-lo e impactar de forma mais direcionada e, por isso mesmo, atingir o público fica mais simples.
Contudo, o ambiente offline não possui todas as empresas concorrentes no mercado. Tornando o impacto, embora menos segmentado, mais fixo, uma vez que, aqui, há menos chances de ruídos.
Ou seja, há vantagens e desvantagens nas duas modalidades de marketing. Cabe aos responsáveis pela definição da estratégia de marketing saber qual será a melhor forma de atingir seu público.
3 dicas de como usar
Elucidados os pontos que diferenciam as duas estratégias, já é possível entender como aplicar o marketing offline em uma estratégia.
Entender a demanda
Esse é o ponto que vai definir se a adoção desse tipo de estratégia vai ser feita. Isso porque só é possível aplicar ou não alguma ferramenta a partir das demandas do próprio mercado.
Se uma empresa que faz limpeza de colchão a vapor estiver procurando se consolidar com o público de um determinado bairro, é possível considerar o marketing offline.
Por exemplo, nesse sentido, apostar em malas diretas e anúncios em mobiliários urbanos pode ser uma das opções mais acertadas.
No entanto, nada impede que a empresa consolide isso de forma convergente às estratégias digitais.
Essa percepção só pode ser feita a partir da compreensão do mercado que aquele negócio está inserido.
Custo vs cobertura
Esse é o momento da empresa entender onde a sua estratégia reside. Em termos de cobertura ampla, as mídias físicas são fundamentais.
Um supermercado que quer atingir todos os públicos pode utilizar esses meios como a estratégia perfeita.
Contudo, isso tudo tem um custo muito maior do que se houvesse segmentação. Por isso, é importante entender a natureza do negócio.
Os meios offlines também podem ajudar na segmentação. Se, por exemplo, uma associação de farmácias estiver procurando filiados em um determinado bairro, é possível segmentar algumas malas diretas.
Por se tratar de uma cobertura menor, o custo terá o mesmo impacto. Ou seja, diferente do ambiente digital que busca qualificar o lead e, com isso, aumentar os custos, o meio offline, por ter a segmentação feita de forma manual, faz os custos caírem.
Mídias e veículos
Ao optar por estratégias de marketing offline, a empresa precisa, antes de qualquer coisa, estabelecer as prioridades de anúncio.
Definir as mídias, nesse sentido, torna-se fundamental. Entende-se esse termo usado aqui por aqueles suportes de mensagem, ou seja, os meios que elas serão propagados.
Se uma empresa de uniforme feminino social moderno entender que seu público consome mais revistas de negócios, essa mídia pode ser a mais acertada.
Definido isso, é possível considerar o veículo a ser anunciado. Esses, por sua vez, são os canais de comunicação, ou seja, as empresas que veiculam as mensagens.
No caso, aqui, são as empresas que fazem a impressão de revistas com dicas de negócios e empreendedorismo.
Considerações finais
Em virtude dos fatos mencionados até aqui, é possível entender que os mecanismos de marketing offline continuam vivos e importantes para as estratégias das empresas.
No entanto, é importante considerar alguns pontos para que elas sejam aplicadas de forma a obter bons resultados.
A compreensão das demandas, dos custos e cobertura, são fundamentais para decidir se esse é o caminho ideal.
A partir disso, é preciso compreender as mídias e os veículos que serão anunciados e suas vantagens e desvantagens.
Com base nisso, já é possível estabelecer os pontos essenciais para uma boa estadia nos meios físicos de impacto de massa.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.