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Quem é gestor de um site, seja ele um Portal de Notícias ou outro de uma empresa de Bomba centrífuga, sabe que, de tempos em tempos, é necessário fazer alterações para deixá-lo ainda mais visível dentro dos mecanismos de busca.

Mas para que uma estratégia de SEO conquiste resultados expressivos, não basta colocar palavras chave aleatórias e ‘torcer para o acaso’. Existem inúmeras ferramentas para ajudá-lo nesta análise. Ficou curioso e deseja entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

O que é uma análise de SEO?

Esta análise mostra para você quais de suas páginas precisam de melhorias e, além disso, esclarece todas as oportunidades de abordagem para conquistar 100% de seu potencial de classificação nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa. 

Com uma análise básica, você verá se os aspectos que vêm utilizando ao longo do tempo estão funcionando ou não e quais os maiores percalços que o impedem de melhorar nesse ranking. Então, por exemplo, uma marca de caixa de pizza personalizada com boa análise SEO tem maiores chances de propagar na área do que outras concorrentes que evitam fazê-la.

Por que a análise de SEO é importante?

Quando você faz uma análise de SEO conquista experiência para melhorar aspectos técnicos de seu site. E, desta forma, oferecerá uma melhor experiência aos visitantes, além de um contexto amplo para os mecanismos de pesquisa ‘lerem’ aquilo que escreve.

A curto e médio prazo isso se torna tão imprescindível quanto Equipamentos de combate a incêndio para o corpo de bombeiros. Esse conceito o ajudará nos seguintes termos:

  • para ter uma classificação mais alta;
  • expandir seu alcance;
  • direcionar tráfego e; 
  • atingir seus objetivos de negócios.

Com o tempo e a experiência, você irá reduzir o tempo e os gastos referentes a tráfego pago e etc.

Sem esse tipo de contextualização é impossível tomar decisões, bem como melhorar a classificação do seu site.

2 ferramentas para fazer análise de SEO 

  1.  Ahrefs

O Ahrefs usa como principais métricas para auxiliar nos processos de análise os backlinks, a pesquisa orgânica e outros recursos. Para utilizá-lo na função dos backlinks, basta  acessar o site, colocar o nome de seu domínio e ir até “Perfil de Backlinks”.

Com isso, enxergará o número de backlinks, ou seja, quantos e quais os sites que inseriram seus links dentro deles, a pontuação de domínio de referência, classificação de URL e assim por diante.

Na maioria dos casos, um backlink de um site com DA alta passará mais autoridade. Ou seja, renderá à sua marca uma espécie de Display de acrílico, onde todos poderão verificar o nome contido ali!

  1.  SEMrush

Este é um dos sites de análise de SEO mais conhecidos do mundo. É ótimo para obter uma classificação mais alta, verificar o que está correto e o que não funciona em suas estratégias e muito mais. 

O SEMrush Também lista quais são os seus concorrentes, bem como, as palavras chave que deverão ser utilizadas no atual momento. Caso não saiba que outras marcas disputam terreno com você, faça login, clique em “Pesquisa Orgânica” e, em seguida, em “Concorrentes”.

Assim como o Ahrefs, o SEMrush também verifica os backlinks. Dentre as informações poderá verificar:

  • Número total de links;
  • Número de domínios de referência;
  • Quantidade de links externos e internos;
  • Lista de backlinks de um domínio específico;
  • Texto âncora de cada link.

Você pode encontrar bem essas informações sobre o seu domínio, mas é uma vantagem ter acesso ao do seu concorrente. E não para por aí. Compare os backlinks, os domínios de referência e outros detalhes de seus sites e como as outras marcas se comportam.

Crie projetos que o ajudarão a rastrear backlinks para seu site, seus rankings em comparação com seus concorrentes, a saúde geral do seu site e outras métricas. Com todas essas especificações, sejam elas do Ahrefs ou do SEMrush, é mais do que compreensível montar uma estratégia para aquisição de uma assinatura e a montagem de uma equipe experiente e que irá cuidar desses detalhes com toda a atenção que lhe é devida.

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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais