Antes de começar a vender online, existem algumas dicas que todos que desejam empreender deveriam saber para poder iniciar essa jornada de forma mais segura e de acordo com as metas estabelecidas no plano de negócios.
O comércio online se popularizou principalmente durante a pandemia do novo coronavírus e, desde então, não parou mais de crescer, criando diversas novas oportunidades para quem deseja empreender, independente do segmento escolhido.
Com o advento da transformação digital, a tendência é que o comércio online cresça ainda mais, fazendo com que seja necessário que as empresas migrem para esse cenário para se atualizar e continuar atraindo clientes através de um app funil de vendas.
Entre as vantagens de começar um negócio digital, podemos destacar:
- Aumento das vendas;
- Maior alcance de público;
- Baixo investimento inicial;
- Fortalecimento da presença digital;
- Venda conforme a demanda disponível.
Para saber mais sobre esse meio e como começar a investir para abrir o seu negócio online, confira os tópicos a seguir.
Como começar a vender online?
Para quem deseja começar a vender online, acaba se deparando com uma série de dúvidas, isso porque vender pela internet exige muitas escolhas, como a escolha do produto, organização do estoque e a logística de entrega.
O comércio digital se diferencia dos comércios físicos de várias maneiras, por isso deve ser estudado por quem deseja investir nesse meio e entender quais ferramentas podem ajudar a realizar a gestão desse negócio, como um crm.
O primeiro passo deve ser definir o investimento inicial, que pode ser um valor baixo, já que esse tipo de negócio não necessita de um ponto de venda e nem da contratação de colaboradores logo no início.
Além disso, é preciso prestar atenção na forma como será feita a atração de clientes. Em uma loja física, as pessoas que passeiam pelas ruas são atraídas pela vitrine. Já em uma loja online, é preciso utilizar estratégias para atrair o público.
Antes de começar a vender online, confira as 14 dicas a seguir:
- Defina as formas de envio;
- Monte um processo logístico;
- Defina o produto que irá vender.
- Defina as formas de pagamento;
- Escolha bem os seus fornecedores;
- Escolha um nome para a sua marca;
- Registre um domínio para o seu site;
- Construa o site de acordo com os objetivos da empresa;
- Monte uma estratégia de marketing;
- Crie a identidade visual da sua marca;
- Crie perfis profissionais nas redes sociais;
- Faça uma otimização SEO para a sua loja;
- Escolha uma plataforma para a sua loja virtual;
- Faça o registro do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Física).
Esses são alguns dos primeiros passos que devem ser definidos e resolvidos durante o processo de abertura do seu negócio online.
Utilizar um sistema de crm online free pode te ajudar a organizar melhor as informações para serem estudadas.
É preciso ter uma loja virtual para começar a vender pela internet?
Quando pensamos em vendas pela internet, a primeira coisa que vem na cabeça é ter que contratar uma plataforma online para montar o site da loja e divulgar os produtos. Embora essa seja uma das alternativas mais eficientes, ela não é a única.
Em um mundo cada vez mais conectado, as redes sociais se tornaram um grande palco para criar relações, até mesmo quando são de negócios. As redes sociais se tornaram um grande ponto de encontro, onde é possível alcançar milhares de pessoas.
A tecnologia de pagamentos, assim como os sistemas de crm online gratis, estão cada dia mais evoluindo, o que não deixa o empreendedor preso somente aos meios tradicionais de pagamentos.
É impossível negar que as redes sociais se tornaram grandes canais de vendas, pois além de terem um grande alcance, ainda são ferramentas gratuitas e que cada dia mais estão aprimorando suas ferramentas de vendas e alcance para os empreendedores.
Hoje em dia, elas deixaram de ser apenas vitrines de produtos para se tornarem as estrelas das relações comerciais, possibilitando gerenciar o contato de clientes através de um sistema crm gratis, facilitando as transações.
Entre as ferramentas de negócios disponíveis nas redes, podemos destacar:
- WhatsApp Business;
- Facebook Marketplace;
- Instagram Business;
- Links de pagamentos;
- Marketplaces de outras empresas.
Essas são algumas formas de vender através da internet sem precisar necessariamente ter uma plataforma própria com a hospedagem de um site para a loja. Para os iniciantes no ramo, essa é uma excelente escolha para começar a investir.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado
para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.