Escolha uma Página

Cold mail é um meio de prospecção utilizado desde que existe e-mail, seja para prospectar novos negócios ou vagas de emprego – na maioria das vezes, empregado de forma pouco técnica – e que ganhou popularidade após o livro Predictable Revenue (agora no Brasil como Receita Previsível). No livro, o mestre Aaron Ross traz um conjunto de técnicas que, aplicadas em conjunto, originaram o Cold Calling 2.0 – basicamente, um método de prospecção para substituir a cold call.

Antes de entrar nos templates, vale dizer que muita gente aplica cold mail de forma errada, comete erros básicos. Dando um spoiler do que tem pela frente, mais adiante farei um post para falar só sobre técnicas de cold mail (também muito votado), por isso não vou me exceder agora.

Os principais erros que vejo em cold mail estão diretamente ligados ao fato de este ser confundido com e-mail marketing. Isso leva as empresas que vão tentar empregar o método a cometerem erros fundamentais, como não segmentar a lista de destinatários, enviar e-mails sem qualquer personalização, mensagens com teor muito promocional e ainda usar imagens.

Naturalmente, esses e-mails não surtem qualquer efeito positivo, no sentido de despertar o interesse de um prospect – principal objetivo de um cold mail. Muito pelo contrário, acabam por queimar a empresa.

Template-cold-mail-1

Cold mail templates

Se você busca por templates de cold mail que vão gerar respostas e converter potenciais clientes, até então desconhecidos, em interessados/curiosos no que você tem para dizer, prepara o “CTRL+C” que aqui vai coisa boa:

Template 1: Pitch direto
Assunto: {Sua empresa} <> {Empresa do prospect} {Nome da pessoa}, Aqui é o {seu nome} da {sua empresa}. Nós trabalhamos com empresas como a {empresa do prospect} com {breve pitch da solução}. Acredito que nossa solução possa lhes interessar. Caso não seja você a pessoa certa para falar sobre {assunto da solução}, pode me direcionar com quem falar? Até breve, {assinatura}
Prós deste template
  • Como é a proposta, ele está bem direto e pode causar um retorno imediato se impactar a pessoa certa, na hora certa.
Contras deste template
  • Ele fala muito de você e pouco do seu prospect, o que pode ser considerado um erro básico;
  • Pode queimar bons contatos que não estão buscando por aquela solução naquele exato momento.
Template 2: Case de empresa do mesmo setor
Assunto: Case da {empresa similar à do prospect} Oi {Nome da pessoa}, como vai? Faço contato contigo, pois estamos inseridos na mesma indústria e acredito que pode haver uma troca de experiências bem interessante. Aqui na {sua empresa}, nós ajudamos empresas como a {empresa do prospect} a resolver {problema que sua solução resolve}. Inclusive, ajudamos a {empresa similar a do prospect} a {resultado obtido com a solução}. Acredito que podemos replicar esses resultados na {empresa do prospect}. Por favor, analise o material deste link e me retorne com o que achou. Abs,
Prós deste template
  • Fala do problema do cliente, e não do seu produto, o que torna mais atraente
  • Passa credibilidade com um case real.
Contras deste template
  • Pelo grau de customização, pode ser mais difícil replicá-lo de forma escalável
  • O call-to-action estimula que o prospect responde, mas pode trazer algumas respostas vagas como “vi o material, mas não estamos olhando pra isso agora”.
Template 3: Mobile cold mail
Assunto: {Empresa do prospect} {Nome do prospect}, Sou o {seu nome} da {sua empresa} e ajudamos empresas como a {empresa do prospect} com {breve pitch da sua solução}. Quero estabelecer contato e te contar um pouco mais. Podemos falar brevemente ao telefone, se possível ainda essa semana? Abs, {Seu nome} Sent by my iPhone
Prós deste template
  • Direto ao ponto;
  • Transmite bastante autenticidade, pois dá a entender que foi escrito de um smartphone.
Contras deste template
  • Por ser direto demais, pode não cativar alguém que não está buscando exatamente por aquilo que está sendo proposto no e-mail.
Template 4: Abordagem com decisor
Assunto: {Sua proposta de valor em 3~4 palavras} Olá {nome do prospect}, tudo bem? Aqui é o {seu nome}, sou {seu cargo} na {sua empresa}. Estamos lançando uma solução que {breve pitch da proposta de valor}. Não quero parecer intrusivo, mas vi seu perfil na {rede social} e me chamou a atenção. Acredito que uma conversa pode fazer sentido. Sugiro falarmos 15 minutos ao telefone na próxima terça ou quinta-feira. Caso prefira que eu fale com alguém da sua equipe, por favor, me conecte com ela. Abs, {Assinatura}
Prós deste template
  • Bem direto ao ponto, sem muita margem para o prospect não entender o objetivo do contato;
  • Como a abordagem é um decisor (entendemos como uma pessoa ocupada), damos a hipótese de falar com alguém da equipe dele.
Contras deste e-mail
  • Pouco personalizado;
  • Fala muito de você e pouco do prospect.
Template 5: Pedido de referência
Assunto: Indicação da {empresa do prospect} {Nome do prospect}, Quero estabelecer contato com a {empresa do prospect} e estou um pouco perdido sobre com quem eu devo falar. Por favor, quem é a pessoa certa para tratar do assunto {o que faz sua solução}? Obrigado, {Assinatura}
Prós deste template
  • É a principal técnica recomendada no Predictable Revenue;
  • Pelos benchmarks que temos, a taxa de resposta é bem previsível – fica na ordem de 10%.
Contras deste template
  • A resposta vem com o nome/e-mail de outra pessoa. Ainda existe um longo caminho para ser percorrido.
Template 6: Oferta de diagnóstico
Assunto: {tema do diagnóstico} na {empresa do prospect} Olá {nome do prospect}, como estão as coisas aí na {empresa do prospect}? Pelo fato de vocês serem uma conta estratégica para nós na {sua empresa}, tomei a liberdade de fazer um diagnóstico sobre a {questão que sua solução resolve} da {empresa do prospect}. Creio que a melhor maneira de eu lhe apresentar isso seja uma breve Skype call. Qual sua disponibilidade para falarmos, se possível ainda essa semana? Abs, {assinatura}
Prós deste template
  • A mensagem realmente desperta o interesse do prospect pelo tal diagnóstico;
  • Faz o prospect sentir-se importante.
Contras deste template
  • Demanda a manufaturação de um diagnóstico real. Mas pense pelo lado positivo: você não precisará fazer para todos os prospects, e sim para aqueles que responderem, apenas 🙂
Template 7: Pulga atrás da orelha do CEO
Assunto: {Possível problema} {Nome do prospect}, Estive pesquisando sobre a {empresa do prospect} e detectei que vocês têm alguns problemas na {área que sua solução atende} que pode estar impactando em {implicações negativas causadas pelos problemas}. Com quem aí na {empresa do prospect} eu posso falar sobre isso? Acredito poder ajudá-los. Abs, {assinatura}
Prós deste template
  • O CEO tende a ser um cara comprometido com o negócio e vai querer saber mais sobre o suposto problema;
  • A indicação interna “top-down”, em tese, deve funcionar bem.
Contras deste template
  • Dependendo de como o CEO passar para o gestor da tal área, este pode ficar na defensiva com você, pois sua abordagem foi agressiva.
Template 8: Pitch de autoridade
Assunto: {Sua proposta de valor em 3~4 palavras} Olá {Nome do prospect}, tudo bem? Sou o {seu nome}. Aqui na {sua empresa}, nós atendemos empresas como a {cliente X}, {cliente y} e {cliente z}. O que aprendemos ao longo dos últimos anos atendendo essas empresas, entre outras do setor, é que os gestores da {área que você está prospectando} perdem cerca de {percentual de um recurso desperdiçado} para realizar {o que sua solução resolve}. Em alguns casos, nossa solução melhorou em {percentual de melhora e o que a sua solução resolve}. Vejo oportunidades de fazermos algo parecido na {empresa do prospect}. Qual sua disponibilidade para eu te ligar – coisa de 15 minutos – nos próximos dias? Abs, {assinatura}
Prós deste template
  • Demonstra que você/sua empresa é uma autoridade no assunto, tanto por atender empresas no setor do prospect, quando por possuir benchmarks para apresentar;
  • Call-to-action muito claro do que é o próximo passo da conversa.
Contras deste template
  • O peso da “carteirada” deste e-mail pode te fazer parecer arrogante em alguns casos.
Template 9: Foco em problema específico
Assunto: {Problema específico em 3~4 palavras} Olá {Nome do prospect}, como vai? Tenho conversado com alguns dos principais gestores de {área do prospect} do setor de {segmento da empresa do prospect}. Em conversa com esses profissionais, mapeei que cerca de {percentual} sofrem com {problema específico}, o que implica em {implicações daquele problema}. Como vocês lidam com isso aí na {empresa do prospect}? Aqui na {sua empresa}, temos ajudado empresas como a {empresa do prospect} neste desafio. Você tem disponibilidade para falar 15 minutos comigo ao telefone amanhã? Me diga o horário e eu te ligo. Abs, {assinatura}
Prós deste template
  • O nível de personalização e conhecimento sobre o prospect desperta bastante o interesse e, consequentemente, a resposta;
  • O call-to-action está bem direto e demonstra real interesse em conectar com o prospect.
Contras deste template
  • O alto nível de personalização pode dificultar a replicação e escala disso;
  • Você precisa realmente saber do que está falando (problema específico) para não se queimar.
Template 10: Hipóteses de problemas
Assunto do e-mail: Desafios de empresas {setor da empresa do prospect} Olá {Nome do prospect}, tudo bem? Em conversas com alguns amigos do setor de {segmento da empresa do prospect}, tenho ouvido eles reclamarem muito sobre: Vocês têm enfrentado algum desses desafios aí na {empresa do prospect}? Pergunto, pois temos experiência no segmento e podemos ajudar. O que acha de batermos um papo rápido por telefone nos próximos dias? Abs, {assinatura}
Prós deste template
  • A abordagem é mais leve e menos comprometedora, pois os problemas podem ser mais abrangentes;
  • O fato de não ser um problema específico facilita abordar vários profissionais e empresas aquele setor com a mesma mensagem (escala).
Contras deste template
  • Os problemas podem ficar um pouco genéricos demais, o que pode cativar pouco os seus prospects;
  • O call-to-action está mais aberto, até em função do teor da mensagem.

Bônus

Quando trabalhamos com cold mail como estratégia para geração de leads, é essencial trabalharmos no contexto de cadências. Ou seja, ao invés de simplesmente enviar um cold mail e esperar que os prospects irão responder – a famosa bala de prata – enviamos uma sequência de mensagens na quantidade e nos intervalos adequados.

Em uma cadência de cold mail, depois do primeiro e-mail onde o foco e desperar o interesse (exemplos acima), é essencial que essa cadência contenha os dois e-mails abaixo:

Template de follow-up
Assunto: ENC: {assunto do e-mail anterior} {Nome do prospect}, por favor, você recebeu meu meu último e-mail? Estou priorizando falar contigo na minha agenda, pois entendo que o assunto {tema do e-mail anterior} é importante para você.
Prós deste template
  • Enviar um follow-up alguns dias depois de um cold mail aumenta muito a taxa de respostas da cadência;
  • Um ponto curioso, muitos prospects respondem este e-mail pedindo desculpas por não ter respondido antes.
Contras deste template
  • Como estamos forçando a resposta, muitas delas podem ser negativas.
  • Se você prospecta em volume, pode ficar difícil fazer follow-ups manualmente seguindo a risca as regras da cadência.
Template de break-up
Assunto: Agradecimentos da {sua empresa} {Nome do prospect}, Venho tentando fazer contato contigo já há alguns dias – não estou certo se você não está recebendo minhas mensagens, se está sem tempo para me responder ou se o assunto {motivo do seu contato} não é prioridade para vocês nesse momento. De qualquer forma, não quero parecer insistente, por isso este é o último e-mail que eu lhe envio. Caso não seja você a pessoa responsável por {área que você quer prospectar}, por favor, me indique com quem eu posso falar. Obrigado até aqui! {assinatura}
Prós deste e-mail
  • É muito importante encerrar uma cadência com um e-mail de break-up. Este é um dos mais respondidos (mesmo que as respostas não venham das melhores);
  • O fator psicológico que existe no teor da mensagem leva as pessoas a responderem, e até a fazer indicações, pois uma empresa não deseja “fechar a porta” na cara da outra.
Contras deste e-mail
  • Como dito, grande parte das respostas deste e-mail não serão positivas;
  • Dependendo da quantidade de e-mails enviados anteriormente, o tom da resposta pode ser até um pouco rude.

Para finalizar esse post sobre templates de cold mail

Todos os templates ficaram fiéis à proposta do assunto do artigo: foco em gerar respostas. Podemos ainda utilizar cold mails para obter participação em pesquisas, fazer convites para eventos, entre outras abordagens que podem ser usadas em prospecção.

Quero valorizar um pouco o passe desses templates de cold mail: não são mensagens meramente copiadas e traduzidas de sites estrangeiros – são mensagens testadas e com altas taxas de respostas no Brasil. O próprio Aaron Ross, quando veio pra cá em agosto deste ano, nos pediu algumas referências do que funciona aqui e apresentou alguns destes templates em seu evento.

Repare que alguns trechos dos exemplos de cold mail podem ser empregados em outros templates, o que gera uma infinidade de templates.

Posso falar sem cansar sobre técnicas que podem funcionar em cold mail. Vale alertar para tomar cuidado com o uso excessivo de elementos de humor, como:

  • GIFs infantis na mensagem;
  • Frases bobinhas, como perguntar se “a pessoa está sendo perseguida por um urso”.

Você pode buscar uma abordagem mais informal, mas cuidado para não parecer pouco natural – ou, dependendo do seu público, profissional 🙂

este artigo foi escrito originalmente em: https://blog.ramper.com.br/templates-de-cold-email/

Participe da discussão sobre os templates de cold mail Vamos deixar esse post ainda mais prático! Compartilhe suas opiniões e experimentos de cold mail que você já validou na sua empresa – isso tornará o conteúdo mais rico e interativo. Para isso, use a área de comentários abaixo.